Res: [Portugal] Avaliação da Norma Técnica sobre o Modelo de Dados para o PDM

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Thu Mar 31 12:36:55 EDT 2011

Muito bem Ricardo! Ajudaste à enumeração de pontos a abordar, que
conseguem incluir o Modelo de Dados do(s) PDM.

> [...]

> Ambiente e actualmente da CAOP.

> 2. NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM STANDARDS INTERNACIONAS
>
> A classificação proposta em Catalogo de Objectos é totalmente
> ultrapassada e inadequada aos tempos e tecnologia de hoje. Aquela
> classificação por “Domínio, Sub , Fam, Obj”, usando números, não faz
> qualquer sentido e é de difícil leitura para humanos. Foi uma solução
> do passado, no tempo dos bytes de 8 bits, onde havia limitações no
> armazenamento do nome e propôs-se aquele processo, completamente
> ultrapassado nos dias de hoje (dos 64 bits e dos Terabytes!).

Aqui parece-me que se devia extender a abordagem ao Modelo Numérico
Topográfico, 1:10k e superior, do Instituto Geográfico. Para mim é
aterrorizador pensar que esses dados, geralmente são apenas usados na
impressão de peças cartográficas e não são dados de entrada em modelos
de análise espacial. Será importante a desagregação para formato aberto
dos dados em formato proprietário, segundo os códigos dos elementos e em
formato SIG, incluindo os níveis:
1. Altimetria 3D (com atributos de altimetria e/ou geometria 3D);
2. Hidrografia 2D ou 3D;
3. Cobertura vegetal;
4. Construções;
5. Vias de comunicação, com a sua classificação e designação;
6. Estruturas de transporte e abastecimento;
7. Acidentes de relevo;
8. Áreas de recreio e lazer;
9. Áreas industriais;
10. Áreas diversas;
11. Toponímia.

> [...]
>       * BS 1192, which relies heavily on the Code of Procedure for the
>         Construction Industry
>       * AIA Cad Layer Guidelines, 2nd edition (1997), has a great
>         usage in the USA;
>       * ISO 13567-1/3, International standard, common in Northern
>         Europe;
>       * AEC (UK), an adaptation of BS1192 based on Uniclass.
>       * A/E/C CADD Standard, CADD/GIS standards adopted by U.S.
>         Government's CADD/GIS Technology Center for Facilities,
>         Infrastructure, and Environment..][1]
>       * SIA 2014 (1996), Swiss standard for engineers and architects,

Se a representação gráfica for explícita a partilha de librarias de
estilos entre os utilizadores será rápida.