Re: [Portugal] Pedido de Informações

Pedro Venâncio pedrongvenancio yahoo.com
Quarta-Feira, 18 de Abril de 2012 - 16:55:36 EDT

Olá Lisbeth,

Sim, fui eu que fiz a apresentação no SASIG. Tal como o Rui Pedro referiu, disponibilizei uma espécie de guia para a elaboração de Cartografia de Risco de Incêndio Florestal:

http://dl.dropbox.com/u/5772257/Cartografia_de_Risco_de_Incendio_Florestal_com_Software_Open_Source.pdf

Este documento segue a metodologia da AFN de 2008 e serviu para elaborar o POM 2011 do Município onde trabalho. Tenho já alguns refinamentos nalguns procedimentos que pretendo colocar no documento de modo a libertar uma nova versão, mais completa e detalhada.

Como sabes a AFN disponibilizou na semana passada um novo guia metodológico para elaboração dos PMDFCI e dos POM, que ainda não tive oportunidade de analisar. Contudo, penso que a metodologia de cálculo da perigosidade e risco não variou, mas tenho que confirmar. De qualquer das formas, para este ano eles ainda aceitam os planos elaborados segundo a metodologia antiga.

Como podes constatar, usei essencialmente QGIS e GRASS. Usei pontualmente o gvSIG, para a análise de redes e para correr uma ferramenta que na altura no QGIS dava problemas.

Se reparares na apresentação que fiz em Guimarães e que o Pedro Pereira te referenciou, apresento algumas disparidades entre os resultados da classificação em quantis do GRASS e do ArcGIS, sendo que os resultados do GRASS são os correctos (confirmados através dos percentis dos valores de todos os pixeis dos rasters de perigosidade e risco). Estes resultados erróneos do ArcGIS foram confirmados por outras pessoas, utilizando outros softwares livres e dados completamente diferentes.

Estou disponível para ajudar naquilo estiver ao meu alcance!

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

________________________________
From: Lisbeth Christina

OBRIGADO!!!!!

É isso mesmo...vou contactar o Pedro Venâncio

OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

:-D

Olá Lisbeth,

    para o documento em Março. Está nos arquivos em http://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/2012-March/005324.html

>Cumprimentos
>Rui Pedro.
>

>On 04/18/2012 01:38 PM, Pedro Pereira wrote:
>Olá Lisbeth,

Lisbeth Christina