[Portugal] SRC de ortofotompas não reconhecido

arm_silva arm_silva hotmail.com
Quinta-Feira, 19 de Julho de 2012 - 18:30:12 PDT

Boas,

Antes de mais, parabéns a todos os que participam neste site. Sou um novato
em SIG e QGIS, mas acho-o bastante intuitivo e userfriendly.
Logo no 1º dia venho colocar uma dúvida:
Tenho os ortofotomapas de Portugal em ECW e sempre que importo um orto para
o meu projeto recebo a mensagem: "defina o sistema de coordenadas de
referência dessa camada". Eu sei que o sistema é: "[D73HG] HAYFORD-GAUSS
DATUM 73", mas é muito chato sempre que carrego um orto ter que especificar!
Através de "atribuir projecção", no separador "Matricial", consegui resolver
o problema, mas criando um novo ficheiro TIF. O problema é que o ECW pesa
29Mb e o TIF pesa 312Mb! Tendo em conta que no total são 4791 ficheiros, é
fazer as contas...
A minha questão é: existe alguma maneira de defenir os ECW de modo a que o
QGIS (1.8 Lisboa) reconheça o SRC? Ou então, existe alguma maneira dos TIF
não serem deste tamanho, obviamente sem perder qualidade?