[Portugal] Dúvidas - Ilhas no Qgis

Lisbeth Christina lisbethchristina gmail.com
Terça-Feira, 13 de Março de 2012 - 07:50:08 EDT

Bom dia,

Estou a desenvolver um trabalho que foi todo desenhado em CAD e ao exportar
no formato shp e ao introduzir no qgis percebo que são trazidas ilhas que
não deveriam pertencer.

Como tal o problema é mesmo da shape criada. Uma função básica de SIG, será
remover as ilhas, mas ao fazer, o polígono onde a mesma está inserido, fica
igualmente preenchido, portanto, a ilha não pertence ao poligono base,
senão que é mais uma entidade sobreposta.

Já tentei várias coisas sem sucesso, entre as quais:

Adicionar a ilha como anel ao poligono, não dá!
Redesenhar o anel (neste caso não consigo parar a edição: nem com doble
click, nem com botão direito do rato.... como se faz?)
Aplicação de ferramentas de geoprocessamento: a diferença não retorna o
resultado esperado.

Urge-me ultrapassar esta questão, este tipo de intervenções são tarefas
diárias, ao que me urge entender o funcionamento no Qgis, ou terei de fugir
já para o meu velhinho software ( o que não quero!)

HELP-ME
Desde já muito grata...

--
Lisbeth Christina

*E-mail OE:* lisbethchristina  engenheiros.pt

*MSN:* lisbethchristina  hotmail.com

*GTalk and google mail:* lisbethchristina  gmail.com (preferencial)

*Skype:* lisbeth.christina

*FB:* Lisbeth Christina

*Twitter:*  lisbethchris