Re: [Portugal] Fotografia aérea de 1980

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Domingo, 18 de Março de 2012 - 21:47:48 EDT

Caro Pedro Pereira

Há cartografia de escala 1:1000 da SPLAL de vários concelhos, dos anos 40.
Essa cartografia já deverá ter sido produzida pelo processo de restituição
estereoscópica convencional. Pode encontrar alguns exemplos do concelho de
Vila Nova de Gaia em:
http://www.gaiurb.pt/sig/

As cópias que refere são da cartografia, não das fotos, não é assim? Não
sei quais os processos de cópia, mas se a carta mantiver uma grelha de
coordenadas poderá digitalizá-la, georreferenciar e verificar se mantêm o
rigor possível para a redução.

Em relação ao sistema de coordenadas poderá ser o Bessel-Bonne, mas poderá
ser também um sistema desligado da rede. Era habitual nessa época usar
eixos invertidos. Pode verificar se, trocando os sinais, tem coordenadas
com diferenças pequenas para os sistemas actuais, HG-D73 ou PT-TM06, de
algumas dezenas de metros.

Penso que encontrará alguma informação sobre a produção fotogramética da
SPLAL num artigo da Prof. Paula Redweik, do dep. de Engenharia Geográfica
da FCUL:
http://www.isprs.org/proceedings/XXXVIII-1-4-7_W5/paper/REDWEIK-119.pdf

Encontra também informação sobre produção de cartografia a partir de
fotografias aéreas antigas em:
http://enggeografica.fc.ul.pt/documentos/tese_dora_roque.pdf
http://eventos.letras.up.pt/ivslbch/comunicacoes/106.pdf

Cumprimentos