[Portugal] Criar um Shapefile em UTM29N a partie de pontos de GPS

Helena Herrera helenaherrera1980 gmail.com
Terça-Feira, 27 de Março de 2012 - 16:36:11 EDT

Boa noite
Sou ainda pouco experiente em ferramentas OSGEO contudo tneho usado o QGIS
para visualização e queries de dados. MAs tenho uma duvida
Passaram-me um excel com pontos de GPS (coordenadas WGS84) com Lat Long e
ID do ponto. Mas preciso de ter um Shapefile em sstemas UTM29N. Como faço
para:
1- Criar 1 shapefile a partir destes pontos?
2- Converter de WGS84 para UTM29N? (e é possível fazer isto no GDAL ou QGIS?
Obrigado
Helena