[Portugal] Criar um Shapefile em UTM29N a partie de pontos de GPS

Jorge Gustavo Rocha jgr di.uminho.pt
Terça-Feira, 27 de Março de 2012 - 17:33:55 EDT

H,

Para além da excelente sugestão do Hugo, se fores fã da linha de
comandos como eu (que dá para importar muitos .csv sem andar a clicar
aqui e ali...), podes usar o ogr2ogr (do GDAL).

Basicamente, para importares um .csv, tens que criar um .vrt auxiliar
que indique quais as colunas com a longitude e latitude.

Tens mais informação online em: http://www.gdal.org/ogr/drv_csv.html

Depois de teres o .vrt escrito, podes testar com:

ogrinfo -ro -al pontos.vrt

A geração da shapefile será algo do género, em que também se faz logo a
transformação de coordenadas:

ogr2ogr -f "ESRI Shapefile" -s_srs EPSG:32629 -t_srs EPSG:3763
pontos.shp pontos.vrt

Confirma se as coordenadas em EPSG:32629 (WGS84/UTM29N), ou EPSG:23029
(ED50/UTM29N), ou EPSG:25829 (ETRS89/UTM29N).

Bom trabalho,

Jorge

P.S. Se mandares uma linha do ficheiro, posso-te criar o correspondente
.vrt.