[Portugal] Criar um Shapefile em UTM29N a partie de pontos de GPS

Pedro Venâncio pedrongvenancio yahoo.com
Terça-Feira, 27 de Março de 2012 - 18:06:55 EDT

Na explicação do Hugo faltou só referir que as colunas Lat Long devem estar em coordenadas decimais (dd.dddd), com GMS não funciona. Não esquecer neste caso que as coordenadas de Longitude serão negativas (isto, claro, se forem coordenadas para Oeste do meridiano de Greenwich).

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

________________________________
From: Hugo

Olá Helena,

Sim podes fazer isto tudo dentro do QGIS se assim o desejares. Primeiro gravas esse excel em formato CSV. Depois no QGIS tens uma ferramenta (tems um ícone quadrado azul com umas vírgulas na barra de ferramentas - se não aparecer tens que ir ao gestor de plugins e activares esta opção) que te permite importar o ficheiro CSV como uma camada geográfica. De seguida podes exportar a layer para shapefile, carregando com o botão esquerdo do rato em cima no nome da layer na TOC, opção save as). Finalmente, podes usar a ferramenta Export to new projection que está no menu Vector -> Data management tools.

Espero que resolva o teu problema.
Cumprimentos,

Hugo

Boa noite