[Portugal] A Universidade de Coimbra começa migração para gvSIG

Rúben Leote Mendes ruben nocturno.org
Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2012 - 06:50:22 PST

Em 07-11-2012 14:30, Joaquim Luis escreveu:
> Miguel,
>
> Esta baralhou-me. Um 'blob' já é uma sigla que significa "binary large
> object" e o uso que lhe conheço é no processamento de image / "computer
> vision". Por isso, se calhar estás a referir-te a uma coisa diferente.

Na comunidade de software livre é frequente chamar "blob" a programas
que não têm o código fonte ou cuja licença não é livre.

Não conheço o gvSIG mas pela pesquisa que fiz o Miguel poderá estar a
referir-se à utilização da biblioteca Java Advanced Imaging (JAI) pelo
gvSIG. A JAI tem uma licença que não é livre:

http://listserv.gva.es/pipermail/gvsig_internacional/2010-March/005114.html

Existe um bug aberto no gvSIG CE para deixar de usar o JAI:

http://gvsigce.sourceforge.net/mantis/view.php?id=282

Aproveito para congratular a Universidade de Coimbra pelo passo no bom
sentido.

Um abraço,
Rúben