[Portugal] [off-topic] Converter coordenadas XY para Lat,Long

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012 - 11:40:42 PDT

Caro Hugo

O sistema EPSG:3857 é o Web Mercator, que por vezes também é identificado
como EPSG:900913.
O código 102113 é utilizado pela ESRI para a mesma projecção.
Algum software em que esteja a usar esse código deverá ter as definições da
ESRI.

O serviço de conversão do IGeoE não tem esse sistema definido. Como obteve
essas coordenadas geográficas erradas?
A forma mais simples de as obter é através do PROJ, como referiu o Jorge.

Uma forma menos simpática, mas eficiente, por exemplo numa folha de
cálculo, é aplicar as fórmulas, que para essa projecção são relativamente
simples:

LON = (X/R)*(180/PI)
LAT = 2*(180/PI)*atan(exp(Y/R))-90

com R=6378137