[Portugal] QGIS - erro ao editar objecto

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2013 - 08:09:38 PST

Pedro,

Como já foi dito, adicionar uma nova coluna numa VIEW através do QGIS não
funciona. Mas podes alterar a tua VIEW de forma a executar o cálculo da
diferença de áreas. Sempre que alterares a tabela original, o resultado da
VIEW (que não é mais do que uma consulta) é também actualizado.

Se essa cosulta se tornar muito lenta, podes criar a tal coluna diretamente
na tabela e efectuar o cálculo. Depois podes usar um trigger para
actualizá-la sempre que haja alterações às colunas das áreas.

Li algures que também podes tornar uma view "editável", através de
triggers, usando o INSTEAD OF, mas nunca experimentei fazê-lo. E não sei se
será a melhor estratégia.

Espero que ajude.

Alexandre Neto