[Portugal] Dúvida sobre conversão de distãncias

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Março de 2013 - 16:46:20 PDT

Luisa

Esse tipo de operação deve ser feita numa projeção cartográfica adequada,
isto é com pequenas deformações na região de interesse. Só será necessário
fazer cálculo de distâncias em coordenadas geográficas se a região for
suficientemente grande para as deformações da projecção não serem
aceitáveis.
A conversão de graus decimais em distâncias depende da direção. Em latitude
um grau são aproximadamente 111 km. Em longitude é aproximadamente o mesmo
valor apenas no equador. Para norte o comprimento de 1 grau decresce com o
cosseno da latitude.

Luís

> O mais simples será utilizar uma projecção equidistante, como a Plate
> Carré (EPSG::4085), e medir ai directamente as distâncias. Isto é algo

A designação da projeção Plate Carré como equidistante é enganadora. Mantém
apenas as distâncias ao longo dos meridianos, mas outras distâncias são
muito deformadas. Não seria adequada para este caso.

Jorge

> 1) guarda esses polígonos em EPSG:3763, para ficarem em coordenadas
retangulares,
> em metros. Faz um "Save As..." ou "Guardar como" e escolhe o CRS
EPSG:3763.

A escolha do EPSG:3763 é boa, se os dados estiverem em Portugal... Não sei
se é o caso dos dados da Luisa.

Numa situação geral de uma região com extensão de umas centenas de km em
longitude, não muito a norte, eu escolheria a projeção UTM. Noutros casos
talvez uma cónica conforme de Lambert (LCC). Em qualquer caso uma projecção
conforme é preferível (estas duas são).

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves