[Portugal] Criar geometrias em objectos já existentes

Pedro pedro.ferro gmail.com
Terça-Feira, 21 de Maio de 2013 - 04:31:58 PDT

Estou a pensar numa outra abordagem, ao nível do PostGIS, que até a mim me
parece disparatada mas gostaria de ter a vossa opinião.

Como ponto prévio devo dizer que tenho um conhecimento muito básico de
PostGIS e o que faço muitas vezes é ir copiando funções que vou encontrando
nos manuais...

Resumindo todo o processo que estou a fazer, o objectivo final é que vários
utilizadores corrijam a posição de vários objectos (com geometria tipo,
ponto, linha ou polígono) no QGIS.

Assim, tenho dados em BD não geográficas (que têm 2 colunas com latitude e
longitude), que importei para PostGIS onde acrescentei um coluna geométrica
e populei-a com os dados das tais colunas latitude e longitude que referi.
Isto funciona bem quando a geometria é tipo ponto.
Utilizei o seguinte comando para popular a tal coluna geométrica tipo ponto:

/UPDATE query
 SET point = ST_GeomFromText(
 'POINT(' || coordlong_fimov || ' ' ||coordlat_fimov || ')',4326);
/
e correu bem:
<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/n5054604/tabela.png>

Para as geometrias tipo polígono eu tenho exactamente os mesmos dados, ou
seja apenas tenho um par de coordenadas. E estava a tentar, a partir apenas
desse par de coordenadas, criar um polígono...
Utilizei o mesmo comando e claro deu um erro esperado:
<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/n5054604/poligono.png>

Sei que parece absurdo querer criar um polígono apenas com coordenadas de um
ponto, mas a ideia era, se fosse possível a geometria polígono ser criada
assim, depois no QGIS corrigir com a "Ferramenta de Nós" e desenhar o
polígono correcto.
Assim evitava que os utilizadores tivessem que utilizar funções
complementares no QGIS (como o Join) que poderia dar azo a erros.

Tendo então apenas um par de coordenadas, sabem se é possível criar um
polígono no PostGIS?

obrigado,
Pedro