[Portugal] Fwd: Email do PN com carta alemã 1912 digitalizada.

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Sexta-Feira, 3 de Janeiro de 2014 - 07:25:43 PST

Caro Prof.  José Alberto Gonçalves,

Posso tentar conseguir as cartas completas, quem me pede esta informação,
apenas tem fotocópias das cartas. Algumas das cartas são da zona de Lisboa.

O objectivo, mais do que georeferenciar as cartas (que também poderá ter
interesse futuramente), é perceber a que sistema de coordenadas geográficas
se referem os comandantes dos submarinos alemães nos diários de bordo
durante a 1ª guerra mundial , e como as relacionar com os sistemas actuais.

As coordenadas representam a localização da deposição de campos de minas
(no mar).

Desconheço como essas coordenadas foram obtidas na altura, mas penso que o
erro de calculo ou medição das mesmas (que estão representadas no máximo
até centésima de minuto), será superior às diferenças existentes entre
sistemas. E por isso acho que podemos simplesmente assumir como se de
coordenadas geográficas WGS84 se tratassem.O que acha?

Muito obrigado pela ajuda,

Alexandre Neto