[Portugal] qgis 2.0, tradução em PT_PT

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Sexta-Feira, 7 de Março de 2014 - 02:36:21 PST

Olá Duarte,

A tradução do interface do QGIS continua a ser feito puxando os ficheiros
do repositório no github (master), editando no QtLinguist e fazer o pull
request para o repositório oficial. Para já, é a única maneira disponível.

https://github.com/qgis/QGIS/tree/master/i18n

Andam a fazer testes para passar o GUI para o transifex, que, devido à
natureza dos ficheiros (um único ficheiro gigante), à frequência de
actualização dos mesmos e ao facto de serem mais facilmente
contextualizados ao fazer um preview das janelas, representam um maior
desafio que o site e o manual. Planeiam fazer essa passagem no próximo
hackfest (final de maio).

Podes acompanhar a discussão nesta lista:

http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/translation-breaking-ts-file-up-in-parts-for-transifex-td5104032.html

Assim sendo, não creio que seja pertinente estarmos a esforçar-nos para
criar e manter um projecto paralelo de tradução, quando em princípio isso
vai acontecer naturalmente e garantindo essa sincronização de raiz com o
github.

Resta-nos esperar que no próximo hackfest consigam terminar o processo com
sucesso.

Na minha opinião o transifex tem a vantagem de poder chegar às massas e
acelerar o processo de tradução, e acho o passo lógico a dar. Mas por
outro, acho que as strings desenraizadas do seu contexto podem originar
muitas traduções "à letra" com pouco ou nenhum sentido. Será sempre preciso
alguém (ou a vários "alguéns") validar e garantir a consistência das
traduções.

Alexandre Neto