[Portugal] [Board] Help to update Local Chapters list

Andre Mano andre.s.mano gmail.com
Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2014 - 04:16:35 PDT

Boa resposta Duarte,

Em relacão a questão do "sem fins lucrativos" vs/e "utilidade publica" aqui
vai o que eu sei (dos tempos de dirigente da Soc. Hist. Natural).

- sem fins lucrativos basicamente quer dizer que as receitas nao podem ser
redistribuidas pelos associados, mas mais que isso significa que as
receitas nao sao tributaveis DESDE que se enquadrem nos objectivos da
associacao. Se o SASIG der lucro, esse dinheiro nao e tributavel, mas se
organizarmos um torneio de chinquilho, se houver lucro havera lugar ao
pagamento de impostos.
Para ser "sem fins lucrativos" basta que tal esteja explicito em algum lado
dos estatutos, juntamente com uma clara enunciacão de quais são os
objectivos da Associacão.

- Utilidade publica é um estatuto extra que pode reforcar uma entidade sem
fins lucrativos ja existente. Do que me lembro a principal consequencia é
que todo o IVA pago em aquisicao de produtos e servicos é-nos reasercido
pelo Estado. O problema é que para alcancar este estatuto é preciso
organizar um dossier que contem, entre outras evidencias, relatorios de
contas e actividade dos ultimos 5 anos (acho), a ser submetido ao Conselho
de Ministros. Por outras palavras, este estatuto tera de ser um plano a
longo prazo.

Cumprimentos, (e mais uma vez desculpem a pontuacão)

André Mano
http://opussig.blogspot.com/