[Portugal] raster a partir de campo categorico

Paulo Flores Ribeiro paulo.flores.mail gmail.com
Segunda-Feira, 14 de Março de 2016 - 09:07:26 PDT

Olá Gilberto,
Obrigado pelo seu interesse.
A minha ideia é a seguinte: imagine que temos um shapefile com 100
polígonos, representando as classes de uso do solo de uma região. As
classes possíveis são 20, por exemplo (ou seja, "matos", "floresta de
produção", "floresta natural", "áreas urbanas", "áreas agrícolas de
regadio", "áreas de pastagens", etc. etc.). Como são 20 classes e temos
100 polígonos, cada classe aparece repetida várias vezes (por exemplo,
há vários polígonos com "floresta natural", outros com "áreas urbanas",
etc.). Eu gostava de passar este shapefile para raster, mantendo a mesma
legenda das 20 classes de uso do solo. O meu problema é que a minha
variável de interesse (usos do solo) é categórica (ou nominal) e não é
numérica, pelo que a passagem para raster tem de ser feita começando por
atribuir códigos numéricos às 20 classes, criando um campo novo no
shapefile, que depois será então utilizado para converter para raster.
Eu creio que posso fazer isto com ajuda do Excel, mas gostava de saber
se há um modo mais expedito de o fazer, totalmente dentro do QGIS.
Consegui explicar bem?
Abraço,
Paulo
P.S.: Estou a usar o QGIS 2.14.0 (64bit) no Windows 10