[QGIS-pt] Tornar o QGIS 2.8.2 mais rápido

João Gaspar joao.f.r.gaspar at gmail.com
Wed Jan 13 07:09:01 PST 2016

> Quanto à quantidade de ficheiros sei que quando instalamos o QGIS estamos
> realmente a instalar muito+ software:
> - Grass (3353 ficheiros)
> - Saga (149 ficheiros)
> - orfeotoolbox (81 ficheiros)
>
> Será mesmo preciso instalá-losd de raíz? (por deafult?)

Usam o OSGeo4w existe um tutorial no qgis-pt a explica-lo.
http://qgis.pt/blog/2014/06/18/instalacao-do-qgis-via-osgeo4w/

O standalone serve para o utilizador ter praticamente a solução chave na mao.

> Por outro lado, na pasta "include" existem 18.780 ficheiros.
> Precisamos mesmo deles para correr o QGIS?

A velocidade não depende do número de ficheiro mas sim na optimização
do código que está envolvido nesses mesmos ficheiros e a forma como
acedem aos recursos do hardware.

> Tenho vindo a promover a instalação e uso do GIS na instituição (CM) em
> diversos postos de trabalho, onde considero que o seu uso permite melhorar o
> contributo dos colegas e serviços para o SIG Municipal. Só para dar uma
> ideia, só da minha iniciativa existem 28 postos de trabalho com QGIS.

Parabéns pela iniciativa.

> Devem imaginar que o "parque informatico municipal" inclui ainda muitos

> Pentiuns4 e afins... onde outras aplicações vão funcionando (exemplo:
> ProgeCAD) mas onde o QGIS arrasta-se e demora eternidades a "abrir"...
> Uma das vantagens reconhecidas do "Software Livre" é adaptar-se ao hardware
> existente e não obrigar a adquirir novo hardware.

É por isso que mantêm as antigas versões do QGIS para downloads. Agora
se querem novas versões com mais funcionalidades tem de saber o que é
prioritário numa Câmara Municipal. Se mantêm versões antigas de
computadores so rezo que nao estejam ligados à internet, pois são
backport para vírus e outras coisas menos boas.

Qual a versões do ProgeCAD, Microstation, entre outros nesses
computadores pentiuns4 e afins? São as mais recentes e com todas as
funcionalidades? (não conheço a realidade por isso estou a perguntar)

> Desinstalar plugins não tenho conseguido grande efeito.
> Primeiro porque muitos deles não são desinstaláveis... e mesmo reduzindo ao
> mínimo o tempo de carregamento mantem-se longo.
> Segundo porque precisamos deles...!
>
> Penso que a abordagem tem de ser inversa:
> corrigir o software para ir de encontro às necessidades dos utilizadores e
> não os utilizadores adaptarem-se aos "caprichos" do software.

A forma hibrida do QGIS de C++ com python permite que os utilizadores
possam pelo menos tentarem fazer os seus proprios plugins, utiliza-los
e partilha-los pois o python tem uma linguagem que tem uma curva de
aprendizagem mais rápida. (Depende do esforço de cada utilizador)

> Durante anos o Bill afirmava e obrigava os milhões de utilizadores a
> aguentarem a demora do arranque do Windows. Mas o Steve com o OSX demonstrou
> que bastava abrir a tampa do MAC e ele estava pronto a ser usado. Uma magia
> que lhe fez vender milhões e conquistou a fidelidade dos utilizadores...!

Falta falar do Linux.... Eu penso que até é bastante rápido, e tem
várias distros que se adaptam ao tipo de maquina que temos.

Mas o Linux é o SO malvado que tem um terminal e não é user friendly... bolas ;)

> Se o Steve Jobs conseguiu fazer o que o Bill Gates dizia impossivel...
> também é possivel fazer o QGIS arrancar mais rápido.

Até pode ser um alvo de melhoria mas poderá ser necessário apoio
monetário, tem de ser bem justificado essa melhoria, e ser prioritário
para a maioria dos utilizadores.

> A técnica de carregar os plugins e outros ficheiros em pano de fundo,
> permitindo o acesso imediato do utilizador ao interface é uma solução
> habitualmente utilizada por muito software e SO.

Pode acelerar mas pode comprometer a utilização imediata, arrasto de
menus e acesso a ferramentas. O que interessa abrir rápido um programa
e depois ter que esperar para aceder às ferramentas?

> Também acho evitável para os plugins desativados ser necessário "carregar"
> ou "verificar" no momento de arranque.

Em termos de gestão de plugins, no meu caso só instalo aqueles que
uso. As plugins exigem internet para verificar actualizações, só ai
poderá  ser um factor de lentidão. Isso pode ser atenuado através do
período de actualização ou então desactivá-lo.

> Mas deixo este desafio aos programadores (do QGIS) que concerteza conseguem encontrar uma solução inteligente para que nós os utilizadores ansiosos por usar o programa logo de manha, não ficarmos desiludidos! ;-)

este "desafio" continua a depender dos patrocinadores que
disponibilizam formas de financiamento, crowdfundings bem sucedidos,
pequenas contribuições dos utilizadores que acreditam no projecto e
dos tempos livres de alguns programadores que fazem-no por diversão
;)

Claro que isto é a minha opinião e vale o que vale. ;)

Cumprimentos,
João Gaspar