[OSGeo-Brasil] Apresentação Luiz Motta

Luiz Motta luizmottanet em hotmail.com
Quinta Novembro 13 17:39:03 EST 2008

Boa noite a todos,

Seguindo a apresentação dos membros da lista faço a minha.

Nome: Luiz Pacheco Motta
Formação: Mestre em Ciência Florestal e Eng. Florestal pela UFV e tecnologo de processamento de dados(2o grau - ORT no Rio de Janeiro)
Experiencia Cientifica: Bolsista do CNPq nas modalidade de iniciação, mestrado e do programa RHAE.
Experiencia em Geoprocessamento:.Consultor de Geoprocessamento no CNPMS EMBRAPA no projeto de Zoneamento Agroclimatologico .Funcionario do IEF-MG na Coordenadoria de Monitoramento..Consultor na BRANDT Meio-ambiente no projeto de "mapeamento da Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte".Analista Ambiental do IBAMA no Centro de Sensoriamento Remoto.Atualmente no SIPAM em Brasilia

Experiência em programas de Sensoriamento Remoto:.SITIM/SGI.SPRING.ERMAPPER.ERDAS

Experiência em Desktop GIS:.IDRISI.Mapinfo.ArcGIS

Experiência em Banco de dados Geográfico:.Modelo de Geodatabase ARCGIS-ARCINFO.PostGresql/PostGis.Sqlite/SpatialLite

Experiencia em Desenvolvimento/programação:.C/C++.Python.C#.VB/VBA

Comecei a usar ferramentas livres no ano passado, onde utilizei o GDAL p/ gerar imagens em formato KML Super-overlay,os fontes estão disponivel no endereço:http://www.codeplex.com/gdal2tilescsharpO programa tem sido utilizado pelo CSR/IBAMA p/ disponibilização de imagens CBERS.Endereço do KMZ com a grade CBERS com os links p/ as imagens:http://siscom.ibama.gov.br/mapoteca_img/cbers_kml/Grade_CBERS.kmz
Apos ler as apresentações dos membros, não pude deixar de notar o entusismo de todos.Assim, acho prudente contar algumas experiências.

No IEF-MG, trabalhava com SPRING e fazia um bocado de programas p/ poder fazer o mesmo "conversar" com outros.Um deles, foi fazer o overlay vetorial, ou seja, fazer o cruzamento entre dois layers de poligonos, depois de um bocado de trabalho, acho que fiquei 3 meses sem dormir,consegui colocar todos os municipios de MG recortados em cartas 1:100.00,com os respectivos identificadores, foi um bocado de implementação em C++, tendo que gerar códigos p/ calculara interseção entre linhas, o que na verdade, são planos de retas, bom por ai vai..Jurei que nunca mais faria um programa, tamanho trabalho que deu, e ficava desejando usaros "programas profissionais de GIS".

Passou um bocado de tempo, até, parar no CSR/IBAMA, onde, tropessaVA em licençasde Arcgis e ERDAS, sim, depois descobri o motivo, a compra era a preço educacional,assim, não tinha custo só beneficio.
Dediquei, li todo o ARCOBJECt e modelo de Geodatabase, e criei programas em C++, Python, VB e VBA...Preparei o material p/ capacitação em Arcgis p/ os Analistas Ambientais do 2o concursos,comessava a criar uma rede de monitoramento do IBAMA.

Comessava a desenvolver o Geodatabase e ansioso em ter a atualização p/ o 9.2, onde viriao framework .Net,começava a estudar essa plataforma, e ja tinha todos os programas temporários,ArServer, Arcgis 9.2, tinha um excelente apoio do escritorio da Imagem em Brasilia.

Ai o "dia D", fico sabendo de 1a mão que a ESRI não vai mais comercializar seus produtos a preço educacional p/ o IBAMA.

O que fazer, ralei muito, tinha conseguido criar uma massa critica na ferramenta e estava começando fazer GIS na WEB!

Fiquei uma semana em coma, sem saber o que fazer, levantei a cabeça e comecei a amergulhar em ferramentas de codigo aberto,e fiquei surpreso pelo nível em que estavam, fiz os testes com PostGIS, e decidi testar a GDAL o resultado vc(s) podem conferir
Bom, tem um bocado de emoçãos por ai, mas paro por aqui, em relação a experiência, só mais um desabafo.

Os programas proprietarios, como BD, GIS e Sensoriamento de Remoto são grandes e os nossos usuáriosutilizam poucos deles, o ArcGIs, o que mais dediquei, sempre falo, utiliza-se 6% do que oferece.
Meus caros fazem os calculos ArcEditor = 25.000R$ uma licensa, para usar 6%...

Abraços a todos.Luiz Motta