[OSGeo-Brasil] Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Público

hesley.py em ibge.gov.br hesley.py em ibge.gov.br
Quinta Outubro 23 14:46:45 EDT 2008

Olá Felipe, a nossa é a 2.2 acredito que esse possa ser o seu problema.

[]'s,

Hesley

|------------>
| De:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |"Felipe Costa" <fsc7mail em gmail.com>                                                                                                     |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |hesley.py em ibge.gov.br                                                                                                                   |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Cc:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil em lists.osgeo.org, fabiocorreia08 em gmail.com, luigino.palermo em ibge.gov.br                                                           |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |23/10/2008 15:36                                                                                                                        |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Público                                                                                       |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Olá Hesley,

Estou usando a versão 2.1. A configuração é a mesma. Se eu não me engano o
site do MMA também usa essa versão. Não pude ver se vocês já estão usando a
versão 2.2. Farei uma atualização e verei o que acontece, mando uma
resposta depois.

2008/10/23 <hesley.py em ibge.gov.br>

      Olá Felipe,

      qual versão do GN está usando?

      Segue uma imagem de como foi feita a configuração do harvesting com o
      MMA
      aqui.

      (Embedded image moved to file: pic32191.pcx).

      []'s,

      Hesley

      |------------>
      | De:        |
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

       |"Felipe Costa" <fsc7mail em gmail.com>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      |------------>
      | Para:      |
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

       |hesley.py em ibge.gov.br
      |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      |------------>
      | Cc:        |
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
       |brasil em lists.osgeo.org, "Edmar Moretti" <edmar.moretti em mma.gov.br>,
      fabiocorreia08 em gmail.com, luigino.palermo em ibge.gov.br,              |
       |luis.bueno em sipam.gov.br
      |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      |------------>
      | Data:      |
      |------------>

      |------------>
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

       |Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Público
      |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      Olá Hesley,

      Trabalhei por algum tempo no INPA e ainda tenho alguns vínculos por
      lá por
      conta do mestrado, um deles é o geonetwork que estamos implantando
      http://siglab.inpa.gov.br/geonetwork . Infelizmente o laboratório
      está em
      vias de extinção e não temos pessoas para criar e manter metadados de
      qualidade...
      Atualmente trabalho na Fiocruz Amazônia, ainda não estou envolvido
      aqui com
      projetos de geoprocessamento, mas ano que vem já estou tramando
      alguns
      projetos por aqui e certamente teremos um catálogo e dados
      disponíveis.
      Talvez eu esteja tendo algum problema de proxy ou configuração no
      INPA, ele
      reconhece os metadados mas dá a mensagem que estão unretrievable...
      Tanto
      do MMA quanto o seu. Não faço idéia do que possa ser.
      Prazer em conhecê-lo virtualmente.

      Grande abraço,

      Felipe

      2008/10/23 <hesley.py em ibge.gov.br>

           Olá Felipe,

           no GN do IBGE nós já estamos fazendo o harvesting com o MMA
      (pode ver
           pela
           busca avançada), acreditamos que em breve faremos o mesmo com o
           SIPAM,
           faltam resolver apenas questões de versão.

           Qual o endereço (URL) e versão do GN de vcs?

           Desculpe minha ignorância, mas como não fomos formalmente
           apresentados, vc
           trabalha em algum órgão do governo?

           []'s,

           Hesley

           |------------>
           | De:        |
           |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

            |"Felipe Costa" <fsc7mail em gmail.com>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

           |------------>
           | Para:      |
           |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

            |hesley.py em ibge.gov.br
           |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

           |------------>
           | Cc:        |
           |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

            |fabiocorreia08 em gmail.com, luigino.palermo em ibge.gov.br, "Edmar
           Moretti" <.edmar.moretti em mma.gov.br>, brasil em lists.osgeo.org

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

           |------------>
           | Data:      |
           |------------>

           |------------>
           |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

            |Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Público
           |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

           Olá,

           Ok Hesley e Edmar, acho que os argumentos dados são muito
           convincentes, de
           fato seria muito interessante ter uma comunidade brasileira em
      volta
           do
           Geonetwork.
           Todavia gostaria de dizer que existe uma dúvida dos
      desenvolvedores
           FOSS4G
           de modo geral que não vêem muita participação dos usuários
           brasileiros nas
           listas oficiais, eles sabem que existe uma grande comunidade de
           usuários
           mas pensam que de alguma forma somos auto-suficientes, acho que
      deva
           existir alguma forma de mesmo criando uma comunidade no portal
      de
           software
           público não fique fechada em si.
           Quanto ao nó do GN do IBGE, queria dizer que fiquei muito feliz
      dessa
           iniciativa, embora eu já quisesse um portal desse há algum tempo
           atrás vem
           em um bom momento. Estou ansioso para o momento em que serão
           disponibilizados os dados inclusive do censo, em vários formatos
           inclusive
           em Webservices OGC.
           Outra coisa que me aflige é que não consigo fazer harvest no
      servidor
           do
           IBGE, MMA ou SIPAM. Vocês conseguem fazer entre vocês?

           2008/10/22 <物hesley.py em ibge.gov.br>
                Olá Felipe, como está?

                Sou responsável pelo projeto de implementação do GeoNetwork
      aqui
           no
                IBGE e
                também pelo sobgrupo que estuda ferramentas de metadados na
           CONCAR
                (Comissão Nacional de Cartografia).

                Concordo com você quando diz que o software já está
      disponível
           no
                sourceforge e com relação ao portal do software público ser
      mais
                voltado
                para iniciativas governamentais (mais voltado, mas não
                exclusivamente).

                Como vc sabe, o GN é distuibuído sob licença GPL, sendo
      assim
           sua
                customização  mais do que permitida é incentivada pela FAO.
           Dentro do
                trabalho que estamos desenvolvendo na CONCAR, estamos
      buscando a
                definição
                de uma ferramenta para metadados que possa ser recomendada
      para
                Infra-estrutura de Dados Geoespaciais que está sendo
      pensada
           pelo
                governo.
                Esta ferramenta deve estar disponível para ser usada por
      todos
           os
                órgãos do
                governo e iniciativa privada que queiram disponibilizar
      seus
           dados e
                metadados geo nessa infra-estrutura.

                Os testes que fizemos com o GeoNetwork  foram muito
           satisfatórios,
                apesar
                de alguns pequenos problemas que precisaram ser
                resolvidos.Entretanto,
                sempre que falamos em software livre alguns órgãos ficam
      muito
                preocupados
                especialmente com questões como a falta de um suporte.

                Parte desse problema se dá pela falta de cultura em
      trabalhar
           com
                software
                livre, ou excesso de cultura com softwares proprietários.
      Por
           isso,
                penso
                que termos o GN disponível no portal do software público só
      iria
           nos
                ajudar
                na divulgação e possível adoção do GN pelos outros órgãos
      do
           governo.
                Entendeu?

                Uma outra questão é que a existência do GN no portal do
      software
                público
                não impede que ninguém continue colaborando com a
      comunidade do
                sourceforge
                e nem que o trabalho que temos feito seja compartilhado com
      ela
           (como
                por
                exemplo a tradução que vc citou).

                []'s e fique com Deus.

                Hesley Py

                |------------>
                | De:        |
                |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

                 |"Fabio Correia" <ぉfabiocorreia08 em gmail.com>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

                |------------>
                | Para:      |

                 |hesley.py em ibge.gov.br