[OSGeo-Brasil] Dificuldade para transformar projeções de shapes MapServer/C#

Vagner Sousa vagner.uru em gmail.com
Quarta Junho 24 18:22:16 EDT 2009

Pessoal, boa noite.

Estou com dúvidas no seguinte, e se alguém puder ajudar, ficarei grato.

Desenvolvo um sistema onde o usuário seleciona os shapes que deseja
visualizar, podendo eles estar em diferentes datums, e gostaria de
apresentar o mapa resultante em uma única projeção (SAD69 ou WSG84).

Não tenho certeza, porém acredito que se eu "misturar" os shapes, haverá um
deslocamento entre eles, como neste
exemplo<http://www.colorado.edu/geography/gcraft/notes/mapproj/gif/threepro.gif>
.

A dúvida: tentei forçar esse comportamento no MapServer (em C#) de várias
maneiras e o resultado é sempre o mesmo (sem efeito algum). Resumindo, o que
tentei foi o seguinte:

1. me certifiquei que o MS4W possui o "SUPPORTS=PROJ" usando "mapserv -v";
2. incluí arquivos .PRJ com o mesmo nome do arquivo .SHP, conforme o
site Spatial
Reference <http://spatialreference.org/ref/epsg/4618/>;
* segundo li, esta maneira possui prioridade mais alta em relação às demais.
3. acrescentei blocos PROJECTION "proj=longlat..." END em algumas layers
isoladas;
* este é o segundo nível de prioridade e deveria funcionar se não há um
.PRJ.
4. movi o PROJECTION ... END para o nível do mapa, logo após a keyword MAP;
* de baixa prioridade, se nem a layer nem o shape possui projeção definida.
5. tentei o ogr2ogr, que gerou um novo shape igual, porém com um .PRJ na
projeção-alvo;
6. desisti e enviei este email.

Em todos os casos (de 1 a 5), o resultado é exatamente igual a quando não há
informação alguma sobre projeções em qualquer nível.

Alguém poderia, por favor, apontar meu erro? Acredito que seja conceitual
quanto a projeções e datums, pois não gera falhas (explícitas) no software.

Obs.: tenho uma camada tipo line que é alterada em tempo de execução usando
a proj447.dll e funfa perfeitamente.

Muito obrigado e abraços.

Att.,

Vagner Sousa