[OSGeo-Brasil] OpenGeo e relações estranhas

Fernando Silveira de Quadro fsq em univali.br
Terça Março 31 10:10:34 EDT 2009

Edmar,

Não vou advogado da OpenGeo, mas gostaria de esclarecer alguns pontos
e também colocar minha opinião.
A OpenGeo.org nada mais é que a divisão geoespacial da TOPP (The Open
Plans Project), que por sua vez é a empresa que desenvolve o
GeoServer e o GeoWebCache. Então, na realidade os desenvolvedores
(Chris Holmes, Andrea Aime, Justion Deoliveira, entre outros) não
apenas estão na folha da OpenGeo, como são funcionários da própria
OpenGeo.
Talvez a frase sobre sobre a proximidade com o Core Development não
tenha ficado muito boa, mas eu particularmente entendi você tem a
possibilidade de estar contratando uma consultoria especializada
nessas ferramentas, e quem melhor do que quem desenvolveu?
E quanto a liberdade, ela continua, caso você não queira contratar a
OpenGeo.org, você tem a liberdade de baixar os fontes e tentar fazer
você mesmo.
Fazendo um paralelo, o GeoServer/GeoWebCache está para a OpenGeo.org,
assim com o Prefeitura Livre (PL) está para a OpenGeo.com.br. O Uchoa
assim como a OpenGeo.org não cobra nada pelos seus produtos,
GeoServer e PL, respectivamente.
Finalizando... eu sinceramente não achei nada de estranho, mas
respeito a sua opinião Edmar.

Fernando Silveira de Quadro
Fone: +55 (48) 9638-1490 / +55 (47) 9617-1375
Site: http://www.fernandoquadro.com.br
Email: fsq em univali.br
MSN: fsquadro em hotmail.com
Skype: fernando.quadro