[OSGeo-Brasil] OpenGeo e relações estranhas

Edmar Moretti edmar.moretti em mma.gov.br
Terça Março 31 10:46:29 EDT 2009

A minha preocupação é que a prioridade no desenvolvimento dos softwares
seja dada aos clientes que pagam o suporte oferecido pela OpenGeo.org.
No caso do Mapserver, as decisões sobre prioridades são bem
transparentes, não sei como é no caso do OpenLayers e GeoServer.

Outra coisa é que um software livre recebe contribuições de vários
desenvolvedores, que corrigem problemas e aprimoram o software. Parte
dos recursos pagos pelos clientes da OpenGeo.org irão de alguma forma
para esses desenvolvedores? Como fazer isso sem "espantar" desenvolvedores?

É importante ficar claro como uma comunidade  participa no
desenvolvimento de um software,  se não, fica mais parecido com
"freeware" que software livre. Um modelo como o da OpenGeo.org pode
levar a isso.

Postei essa mensagem aqui e em meu blog, se vc (Fernando) quiser colocar
seus comentários lá também seria interessante.

[]'s