Re: [OSGeo-Brasil] Reunião da OSGeo Brasil no GeoLivre 2009

Dirceu de Menezes Machado Junior dirceu em itaipu.gov.br
Quinta Novembro 5 07:15:15 EST 2009

Senhores (as)

Reiterando o que o Edmar disse, a reunião feita na Latinoware não teve a
intenção de ser uma reunião da OSGEO e sim a aproximação de contatos e
troca de experiências. O assunto OSGEO foi debatido e foram tomadas algumas
decisões especialmente com relação a wiki (sei que estou devendo e pretendo
me redimir nesses próximos dias).

Concordo que, como no Geolivre, estará presente uma parte significativa da
OSGEO-Br seja importante a realização de uma reunião dos membros do
capítulo, bem como das pessoas interessadas em ajudar e participar, até
mesmo para definir como serão feitas as propostas e como e por quem as
mesmas serão aprovadas ou rejeitadas. Acredito que uma maior articulação da
"marca" OSGEO seja o objetivo de todos aqui, por isso proponho que da
reunião a ser realizado no Geolivre seja feita uma agenda preliminar de
compromissos para promover essa articulação.

Anexo a este e-mail vai um resumo do que ocorreu no Latinoware esse ano
(como uma das definições feitas na reunião realizada) para publicação em
revistas especializadas. Sintam-se a vontade para
corrigir/arrumar/complementar o texto a vontade, inclusive se alguem tiver
fotos do evento, favor anexar...eu tinha na minha máquina, mas antes de
baixar as fotos minha máquina sofreu um pequeno acidente subaquático e
ficou inutilizada.

Consensado o texto, quem pode enviar para publicação?

Um abraço a todos e espero revê-los no Geolivre desse ano (por falar nisso,
quem vai?.....Patrícia, se vc for vou me cobrar do papo cabeça daquele
dia..rsrsrs)

Dirceu

(See attached file: Release_Latino2009.odt)

|------------>
| De:        |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Edmar Moretti <edmar.moretti em terra.com.br>                                                                                                        |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Osgeo Brasil <brasil em lists.osgeo.org>                                                                                                             |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |05/11/2009 08:32                                                                                                                                  |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: [OSGeo-Brasil] Reunião da OSGeo Brasil no GeoLivre 2009                                                                                       |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Enviado    |
| por:       |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil-bounces em lists.osgeo.org                                                                                                                    |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Uchoa:

A reunião que ocorreu no último Latinoware não foi da OSGEO.
Eu acho que reuniões da OSGEO devem ser organizadas com antecedência e
aprovadas aqui na lista. Isso não tira a importância de encontros como o
que tivemos no último Latinoware, organizado pelo Dirceu para reunir os
palestrantes que estavam lá. Acontece que acabamos por discutir a OSGEO, o
que é normal, visto que as coisas andam meio paradas e as pessoas querem de
alguma forma ajudar.
Na reunião a proposta levantada foi fazermos o ENUM durante o Geolivre e
não uma reunião da OSGEO (por favor corrijam se eu estiver errado). Mas
acabamos decidindo por discutirmos no Geolivre a possibilidade de
reativarmos o ENUM, e não realizarmos esse evento logo de cara sem
consultar os usuários.

Eu reitero minha proposta de que os líderes do capítulo se reúnam para pelo
menos definirem as regras de uso da "marca" OSGEO antes de qualquer evento
futuro e também definirem como as propostas direcionadas a lista serão
aprovadas ou rejeitadas (talvez pudéssemos definir uma forma de votação).

Sugiro também que nenhum evento ou reunião da OSGEO-Br aconteça sem uma
consulta a esta lista para definir a data, local e pauta.

Quero deixar claro que não sou contra a realização do Geolivre, muito pelo
contrário, tanto que participarei do evento e acho que todos deveriam
participar, mas é necessário deixar claro a relação Geolivre-OSGEO, assim
como é necessário deixar clara a relação Latinoware-OSGEO.

[]'s

Helton Uchoa escreveu:
      Prezados,

      Mantenho minha sugestão de que as reuniões dos companheiros da nossa
      comunidade sejam focadas na formalização do capítulo brasileiro,
      desta forma, a pauta já estaria pré-definida. Acredito q temos q
      colocar isso como uma meta prioritária.

      Também acho q temos q trabalhar de forma democrática no q diz
      respeito a colaboração de todos. A iniciativa de qualquer um que
      realmente queira e possa contribuir é tão importante quanto a
      contribuição de um charter member. Vejo a participação do charter
      member mais no sentido de buscar uma unificação de esforços da
      comunidade e um alinhamento com os objetivos da OSGeo.

      Com relação ao local, acho Brasília um ponto bem central. Teremos no
      GeoLivre a participação de outros charter members e considero uma
      grande oportunidade para apresentar o trabalho feito no Brasil. O
      relatório que apresentaremos este ano terá olhares bem mais atentos,
      pois estaremos neste evento promovendo esta interação com os
      companheiros de outros países. Por isso, continuo a favor de uma
      reunião no GeoLivre, seguindo próprio consenso do Latinoware.

      []s Uchoa

      Helton UCHOA :: uchoa@{opengeo.com.br;geolivre.org.br;open3dgis.org}
      Consultant in FOSS GIS :: 55 21 2518-6233 :: 55 21 9147-5298
      OpenGEO :: On-demand training and solutions :: www.opengeo.com.br
      GEO Livre community:: Because Geoinformation should be free ::
      www.geolivre.org.br
      Be free by using Free Software, such as MapServer,
      PostgreSQL/PostGIS, gvSIG...

      2009/11/3 Rafael Medeiros Sperb <rsperb em univali.br>

            Prezados,

            Estou retornando o FOSS4G com uma série itens a serem abordados
            numa reunião do OSGeo-Br, incluindo perspectivas relacionadas
            aos eventos regionais. Um item que é objeto de muitas
            discussões, e que vem se buscando um modelo.

            Quanto a reunião do OSGeo-Br, vejo que continuamos sem
            objetividade. Me frustra muito ver que sequer fizemos o
            relatório de atividades de 2008. Fiquei chateado em ver que não
            aparecemos no documento impresso e distribuído durante o
            evento. Considerando que temos 3 membros do Brasileiros no
            OSGeo, acredito que eles deveriam estar presentes numa reunião
            de “start upâ€. O que infelizmente não é o caso do evento
            GeoLivre. Assim, sugiro que os 3 pelo menos discutam e definam
            os itens da pauta, conforme o comentário do Edmar.

            Em breve apresento um relato do FOSS4G.

            Bons ventos,

            Rafael