[OSGeo-Brasil] Osgeo na latinoware

Dirceu de Menezes Machado Junior dirceu em itaipu.gov.br
Terça Outubro 27 10:04:55 EDT 2009

Bom dia todos,

A todos que participaram da Latinoware esse ano, segmento de geo, gostaria
de expressar meus profundos agradecimentos. Obrigado pelas palestras
apresentadas, paciência e companheirismo nesses dias.

Foi feita uma reunião ontem entre os organizadores da Latinoware e todos
prometeram um espaço maior, tanto na organização, como na grade para o ano
que vem para a trilha de geo. A idéia é que comecemos a planejar o evento
com uma boa antecedência de forma a evitar esses atropelos de última hora.
Eu digo comecemos pois vou precisar da ajuda de todos vocês para o ano que
vem.

Foi um prazer tê-los aqui em Foz esse ano.

Aproveitando o e-mail do Felipe, coloco a todos da lista um resumo do
resultado da conversa citada no Latinoware (thanks Rafael):

==========================================================================================

1- Assuntos vinculados ao capitulo OSGEO-BRASIL

a) Organização de uma nova estrutura para o wiki;
b) Definir um plano de competenciais e papeis para os pincipais
participantes ativos da lista;
c) Oficializar o evento do capitulo OSGEO-BRASIL no evento latinoware;
d) Dirceu: Articular inicio dos trabalhos, colocar como pauta de discussão
na lista os assuntos e atualizar o wiki com o novo plano;
e) Próxima reunião oficial da OSGEO-BRASIL será no evento Geolivre
Conference 2009

2- Tentativa de divulgar os resultados obtidos no Latinoware 2009 na
revista mundo geo;

3- Encontro mapserver: Chamada para a reunião de retomada da serie enum do
geolivre;

============================================================================================

Pessoas presentes nesta reunião:

1- Edmar Moretti -
2- Dirceu Menezes - ITAIPU
3- Rafael Soto - OPENGEO
4- Cynthia -
5- Cicero Augusto - ISA
6- Patricia Azevedo - REDE JOVEM
7- Natalia Santos - REDE JOVEM

Quero saber de todos da lista o que acham? Caso aprovem, peço a vocês que
dêem sugestões e idéias para o wiki do osgeo (o que gostariam de ver lá
publicado, o que falta, etc....)

Com relação ao item 2, estou escrevendo um texto sobre o Latinoware desse
ano e assim que pronto coloco aqui na lista para tentarmos uma publicação
na revista (quem tem os contatos?).

Edmar,

Temos que colocar o Cícero, a Patrícia e a Natália na lista....

Abraço a todos

Eng. Dirceu de Menezes Machado Júnior
Divisão de Apoio Operacional - ODRA.CD
Departamento de Interação Regional - ODR.CD
Superintendência de Obras e Desenvolvimento - OD.CD
Diretoria de Coordenação - DC
ITAIPU BINACIONAL
Fone: (45)3520-6488

|------------>
| De:        |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Felipe Costa <fsc7mail em gmail.com>                                                                                                                 |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil <brasil em lists.osgeo.org>                                                                                                                   |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |23/10/2009 21:56                                                                                                                                  |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |[OSGeo-Brasil] Osgeo na latinoware                                                                                                                |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Enviado    |
| por:       |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil-bounces em lists.osgeo.org                                                                                                                    |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Olá a todos,

Estou na Latinoware juntamente com várias pessoas desta lista como por
exemplo, Edmar Moretti, Rafael Soto, Luiz Motta e Helton Uchoa. Está sendo
muito bom conhecer muitos deles pessoalmente, hoje (22/10) tivemos uma
pequena conversa onde pudemos trocar algumas idéias sobre o capítulo da
Osgeo Brasil. Infelizmente não pude acompanhá-la até o final pois como não
estava prevista eu já tinha pago um mini-curso e tive que sair no meio da
reunião. Porém até onde assisti algumas coisas tinham sido levantadas:
O Evento Geolivre que acontecerá agora final de Novembro e que trará alguns
palestrantes de fora, entre eles o Tyler Mitchel da OSGEO.
E sobre o capítulo da Osgeo-BR falou-se sobre a necessidade de
oficialização do capítulo que até hoje encontra-se em formação no site da
OSGEO.
O estabelecimento de papéis na comunidade e a eleição de seus possíveis
responsáveis.
A definição de metas para a OSGEO-BR.
A atualização do conteúdo do Wiki.
Peço aos demais participantes que ficaram na reunião até o final que
informem se mais alguma coisa foi discutida e/ou decidida e que iniciemos a
discussão por aqui.
Copio abaixo as responsabilidades de um capítulo OSGEO, os benefícios e a
maneira de ser reconhecidos oficialmente como um capítulo. Mais informações
em (http://www.osgeo.org/content/chapters/guidelines.html).
Soube que a comunidade brasileira está bem representada no Foss4G deste
ano, mandem lembranças minhas ao Frank Warmerdam e Jeff Mckena por mim.

Chapter Responsibilities

OSGeo does not differentiate between a geographic or linguistic grouping
and strongly encourages self-organization similar to "User Groups" or
"Special Interest Groups" in other Open Source Projects. "User Groups" or
"Special Interest Groups" do not formally represent OSGeo but can avail
some of the services such as the use of OSGeo Wiki. "OSGeo Chapter" offer a
more formal framework for self-organization based on a few simple
guidelines listed below;
      "OSGeo Chapter" officially represents OSGeo and is formally
      recognized as OSGeo Project.
      "OSGeo Chapter" must support the OSGeo Mission and Objectives of
      OSGeo.
      "OSGeo Chapter" must hold regular meetings (at least annual) and
      provide annual report of activities to chapter membership and OSGeo
      Board.
      "OSGeo Chapter" will not entail any financial commitment from or
      on-behalf of OSGeo. OSGeo will also not provide any budget assistance
      to the "OSGeo Chapter".
      "OSGeo Chapter" is encouraged develop and maintain "Directory
      Listing" of companies, people, universities and organizations
      involved with or using OSGeo projects.
      "OSGeo Chapter" must strive at networking with organizations to
      enlist participation and support for OSGeo.
      OSGeo reserves the right to terminate its relation with an "OSGeo
      Chapter" if OSGeo has reasons to believe that the activities of the
      "OSGeo Chapter" are contrary or detrimental to the Mission and
      Objectives of OSGeo.
Chapter Benefits
      "OSGeo Chapter" is permitted to use OSGeo Logo and other branded
      resources for promoting the Mission and Objectives of OSGeo.
      OSGeo will provide necessary infrastructure to promote communication
      and visibility of "OSGeo Chapter". The infrastructure will include
      mailing list, hosting of wiki pages, domain service for "OSGeo
      Chapter".
Chapter Formation

In order to form a chapter, the following steps should be taken:
   1. "OSGeo Chapter" should self-organize (for instance in the OSGeo wiki,
      via OSGeo mailing list, etc), seeking to determine if a critical mass
      of interest exists to justify a chapter.
   2. "OSGeo Chapter" should prepare a mission and objectives indicating
      the scope of the planned chapter (geographic or linquistic extent for
      instance).
   3. "OSGeo Chapter" should propose an official representative to liaise
      with the OSGeo Board. If accepted by the board, the representative
      will be an officer of OSGeo.
   4. "OSGeo Chapter" should submit an official expression of interest to
      form a chapter to the OSGeo board, listing initial members, mission,
      representative, legal form (incorporated?) and other supporting
      information.
   5. The OSGeo board shall then consider passing a motion forming the
      chapter, and designating the liason officer.

In considering the formation of new OSGeo chapters, the board will consider
issues including:
      Does the mandate (geographically or linguistically) conflict with
      other existing chapters or chapters-in-formation?
      Does the chapter appear to have sufficient interest to justify
      official formation?
      Does the chapter appear to be open to broad membership, and
      representative of the target geographic or linguistic community? (eg.
      if a chapter had the objective to cover all Spanish speakers, it
      would be inappropriate if the only interest demonstrated was from one
      country)

--
Bendirei o senhor em todo o tempo,
Na minha boca sempre o seu louvor