RES: [OSGeo-Brasil] Rede Jovem e OSM

Natalia natalia em redejovem.org.br
Quarta Julho 14 15:33:30 EDT 2010


Oi Edmar!

 

Na verdade, seu entendimento inicial não estava equivocado. Tivemos, de fato, alguns desgastes com alguns representantes do OSM quando, após nossa primeira reunião, os mesmos passaram a veicular a informação de que o projeto Wikimapa realizaria a substituição definitiva da base de mapas do Google Maps para o OSM, o que não era verídico. 

 

Desde o início defendemos a bandeira colaborativa e a produção de conhecimento descentralizada para a produção de uma nova cartografia social, inclusiva e fidedigna à realidade em que vivemos. Inclusive estes fatores compuseram grande parte da motivação para a criação do Wikimapa. Conseqüentemente, desde que tivemos o primeiro contato com o OSM, manifestamos grande interesse na geração de dados que pudessem alimentar o mapa construído no âmbito do OSM. No entanto, temos uma equipe reduzida, projetos com escopos delimitados de acordo com nossas possibilidades de ação e compromissos assumidos para tanto. Conforme já explicado tempos atrás pela Patricia, não tínhamos braços para assumir a responsabilidade de alimentar o OSM manualmente com as informações geradas para o Wikimapa e como parte das ações do projeto. Vale esclarecer que, inclusive, passamos muitas informações e dados para o representante que mantinha contato conosco e havia assumido o compromisso de alimentar a base OSM com tais informações mas não apenas não o fez, como não retornou nossos contatos.  

 

Uma solução automática, na época, não poderia ser implementada em função da falta de recursos e necessidade de validação do sistema que já havíamos criado, através de uma API do Google Maps. Exatamente por esta impossibilidade de automação da exportação de dados e geração de conteúdo geográfico para o OSM, sempre demonstramos o grande interesse na abertura dos dados nos formatos sugeridos – primeiramente em KML e posteriormente em WMS/WFS, justamente pensando na descentralização e domínio público das informações de localização geradas a partir de nossa iniciativa com o Wikimapa. 

 

Hoje, a realidade é um pouco diferente, já que o sistema Wikimapa já foi validado e reconhecido como ferramenta de qualidade para o mapeamento colaborativo, especialmente em função da possibilidade de inclusão de ruas, além da marcação e qualificação de informações relativas a pontos de interesse mapeados. E, assim como estamos gerando informações para inclusão no Apontador de acordo com formato específico e definido, a partir da parceria estabelecida com a empresa LBS Local, também temos enorme e especial interesse na inclusão das informações geradas diretamente para o OSM. Os desafios são muitos, mas a motivação colaborativa e o interesse na consolidação de informações são maiores e tem nos feito ampliar, de acordo com nossas capacidades e limitações, a abertura do conteúdo gerado e a unificação de informações em todas as bases disponíveis, o que é totalmente compatível não apenas com a motivação, mas com os principais objetivos do projeto Wikimapa. 

 

Se no início acenamos com a impossibilidade de manualmente incluirmos os dados no OSM, vale ressaltar que nunca sinalizamos estarmos fechadas ao compartilhamento de informações para a inclusão no OSM por outros indivíduos interessados. E, agora, em nova etapa de desenvolvimento e com foco na atualização do sistema com o aumento de funcionalidades, temos planejado e debatido internamente, sobre a possibilidade de alimentação automática das duas diferentes bases de mapa. Este é o nosso intuito!

 

Em relação ao projeto MY City My Future, os mapeamentos aéreos a serem realizados a partir das técnicas desenvolvidas principalmente pelo pesquisador Jeffrey Warren (com balões de hélio e pipas com câmeras fotográficas acopladas) gerarão imagens com qualidade superior às que temos atualmente no Wikimapa, da favela Santa Marta e certamente, nosso interesse é que consigamos substituir a base específica desta comunidade em nosso mapa em construção. Não sabemos dizer, ainda, como exatamente e se será possível chegar a este resultado, mas acho importante ressaltar como estamos abertas a isto e temos feito esforços para estudar as melhores possibilidades, congregando diferentes ações para a geração de resultados únicos e consolidados. Não temos o menor interesse em reinventar a roda e, muito menos, uma que só sirva para fins determinados.. Isto inclusive seria muito incoerente com as nossas crenças e missão social a que nos propomos. Mas, ao optarmos pela criação de uma solução própria, obviamente tivemos de criar regras específicas e testar a metodologia, tecnologia e avaliar o impacto e resultados obtidos com a etapa piloto. Isto posto, desde o início deste ano, com a visibilidade experimentada a partir do prêmio internacional recebido, fomos cada vez mais nos aproximando e passando a fazer parte de redes de indivíduos e organizações com motivações similares e trabalhos na área. 

 

Finalmente, vale ressaltar que com o Projeto MC MF, que utiliza o cartagen e a camada base do OSM, testaremos a inclusão das informações já disponíveis no Wikimapa referentes ao morro Santa Marta e imaginamos que, a partir deste marco, o caminho para que o mesmo seja feito nas outras localidades poderá ser trilhado com muito mais facilidade!

 

 

Peço desculpas pela longa mensagem e aproveito para reiterar a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou prover informações. 

 

Grande abraço,

Natalia

 

 

 

De: brasil-bounces em lists.osgeo.org [mailto:brasil-bounces em lists.osgeo.org] Em nome de Edmar Moretti
Enviada em: quarta-feira, 14 de julho de 2010 15:10
Para: 'Osgeo Brasil'
Assunto: [OSGeo-Brasil] Rede Jovem e OSM

 

Natália:

Parabéns pelo projeto.

Os dados do Rede Jovem passarão então a compor o OSM? Em conversas anteriores, fiquei com a impressão que não havia ocorrido, por parte do OSM, interesse no Rede Jovem.
Se vc confirmar a inclusão dos dados no OSM, a questão do WMS provavelmente ficará resolvida, pois já existe um WMS com os dados do OSM.

[]'s




_________________________________

Edmar Moretti
 <http://www.meadiciona.com/edmarmoretti> http://www.meadiciona.com/edmarmoretti

Poliedro Informática, Consultoria e Serviços
http://www.poliedro.com.br/

Chat Skype: edmar.moretti MSN: edmar.moretti

 <http://edmarmoretti.blogspot.com/> Blogger <http://www.facebook.com/photos.php?id=100000073040274> Facebook <http://picasaweb.google.com.br/edmar.moretti> Picasa <http://twitter.com/edmarmoretti> Twitter

 

--- @  <http://my.wisestamp.com/link?u=ww6q7n3tsfwrcqzt&site=www.wisestamp.com/email-install> WiseStamp Signature. Get <http://my.wisestamp.com/link?u=ww6q7n3tsfwrcqzt&site=www.wisestamp.com/email-install>  it now



Natalia escreveu: 

Olá a tod em s, 

  

Conforme mencionado pela Patricia na mensagem enviada há pouco, a Rede Jovem está em contato com um grupo do MIT, há algum tempo, e atualmente estabeleceu uma parceria para a implementação do projeto My City My Future, resultado de um convênio entre o MIT e a Faculdade de Desenho e Planejamento Urbano da Universidade Harvard, que descrevo mais detalhadamente abaixo através do compartilhamento de trechos do projeto original: 

  

Sobre Minha Cidade, Meu Futuro 

Minha Cidade, Meu Futuro (MC, MF) é um projeto de mapeamento virtual participativo que promove o empoderamento dos jovens, para que atuem como agentes de mudanças em comunidades com poucos recursos. MC, MF apresenta uma oportunidade para os jovens da comunidade para fazer “uma análise ao longo do tempo” em termos de população crescimento, recursos (água, eletricidade, saneamento), planejamento urbano, questões sociais e  representação política. Através do MC, MF, os jovens vão criar mapas que contenham uma narrativa do passado, presente e futuro das suas comunidades para: 1) desenvolver e promover um sentimento de orgulho da comunidade, legitimidade, e lugar na Cidade; 2) criar um arquivo sobre a comunidade na internet; 3) influenciar mudanças através da criação de visões de um futuro melhor, que a equipe MC, MF irá encaminhar aos formuladores de políticas públicas/tomadores de decisões na cidade. 

  

A primeira fase do projeto consiste em um mini-curso de 3 semanas com jovens de 13-15 anos da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Nas oficinas, a equipe introduzirá noções de mapeamento e facilitará discussões com os jovens sobre como a juventude pode fazer planos de melhorias para a comunidade, no futuro. Na última semana, os jovens serão capazes de ver como seus mapas feitos à mão podem ser representados no site ao testarem o protótipo de uma ferramenta de mapeamento, desenvolvida no MIT. 

  

MC, MF é uma colaboração entre Andrew Merkin, licenciado na Universidade MIT/Sloan, e as estudantes Alix Beranger e Katarzyna Balug da Faculdade de Desenho e Planejamento Urbano da Universidade Harvard. MC, MF recebeu o prêmio Concorrência ‘MIT IDEAS’ e a concessão de viagens internacionais da Universidade de Harvard. O Programa Rede Jovem atua como parceiro comunitário do projeto MC, MF. A Rede Jovem foi selecionada como responsável pela articulação de parcerias comunitárias  em função da experiência na execução de projetos sociais e de estímulo à participação de jovens através das novas tecnologias, há dez anos, e pela realização do projeto Wikimapa. 

  

Ressalto que a ferramenta desenvolvida pelo MIT e mencionada como principal instrumento de trabalho do projeto My City My Future, é o software cartagen (disponível em http://wiki.cartagen.org/wiki/show/HomePage), um software web de mapeamento que permite a inclusão de informações aos dados geográficos disponíveis no OSM, que será utilizado como a camada base incluída no site MC, MF. O Cartagen foi desenvolvido pelo pesquisador Jeffrey Warren (vejam mais em: http://unterbahn.com/), integrante do Department of Play do Center for Future Civic Media, do MIT, com quem mantemos contato desde o lançamento do Wikimapa. 

  

Enfim, destaco que estas informações visam apenas fornecer subsídios para que avaliem a sugestão de indicação de palestrante para o evento geo  - Latinoware e também para compartilhar informações sobre a abertura da Rede Jovem não apenas à utilização do OSM, como especialmente, à convergência de iniciativas similares para gerar fortalecimento e coesão nas ações, garantindo maior sucesso das iniciativas realizadas e sobretudo, o alcance dos resultados esperados, da produção de mapas que ilustrem de forma verídica a realidade em que vivemos, sem segregações. 

  

Ressalto estar à inteira disposição para esclarecer eventuais dúvidas e/ou prover informações de contato do Jeffrey Warren. 

  

Grande abraço, 

  

 

Natalia Santos 

Coordenação Executiva - Executive Coordinator 

 Rede Jovem  

www.redejovem.org.br 

www.wikimapa.org.br 

55 21 3874-5544 

Skype ID: nataliaredejovem 

  

  

  

  

De: brasil-bounces em lists.osgeo.org [mailto:brasil-bounces em lists.osgeo.org] Em nome de Patrícia
Enviada em: quarta-feira, 14 de julho de 2010 11:59
Para: 'Edmar Moretti'; 'Osgeo Brasil'
Assunto: RES: [OSGeo-Brasil] evento geo - Latinoware 

  

Olá Dirceu, Edmar e tod em s, 

  

A partir da proposta do Dirceu e comentários do Edmar sobre o próximo Latinoware, pensamos em uma indicação de palestrante que poderia ser bastante interessante. Não sei se a idéia de palestrante internacional seria bem essa, mas ouso colaborar. 

  

Atualmente estamos com uma parceria bem estratégica com o MIT, para a realização do projeto “My City, My Future” em uma das comunidades mapeadas pelo Wikimapa, o Morro Santa Marta. A partir do conhecimento da proposta do Wikimapa, a equipe do MIT realizou contato conosco para auxiliarmos na implantação do projeto. 

  

O fato é que eles utilizam técnicas muito simples para o mapeamento aéreo de comunidades de baixa renda, como balões ou pipas, e em seguida, a partir das imagens capturadas por uma câmeras simples, realizam o mapeamento cartográfico da comunidade, junto com seus moradores, pensando, colaborativamente, sobre o passado, presente e futuro desejado para a comunidade. Nossa sugestão para palestrante seria o Jeff Warren, responsável pelo desenvolvimento das técnicas de mapeamento citadas acima. 

  

A Natalia tem acompanhado esse projeto mais de perto e poderá dar maiores informações sobre o mesmo. 

  

Aproveito para ressaltar que estamos a disposição, se ainda for do interesse da organização do Latinoware, para realizarmos a oficina de mapeamento utilizando as ferramentas Wikimapa com o público do evento, conforme sugerido pelo Edmar na última edição do mesmo. Atualmente estamos desenvolvendo novas funcionalidades na ferramenta, previstas para lançamento no próximo mês, bem como o site em inglês, além de expandir o aplicativo móvel para Iphone. Nessa nova versão, disponibilizaremos os dados mapeados em KML e WMS/WFS, conforme sugestão do Edmar.   

  

Enfim, se tiverem interesse nos contatos, estamos a disposição. 

  

Abraços, 

  

 

Patricia Azevedo 

Coord. estratégica 

Programa Rede Jovem 

☏ 55 (21) 3874-5544 

☏ 55 (21) 9106-4775 

Skype: patriciaredejovem 

 <mailto:patricia.azevedo em redejovem.org.br> patricia.azevedo em redejovem.org.br 

www.redejovem.org.br <http://www.redejovem.org.br/>  

  

  

  

  

De: brasil-bounces em lists.osgeo.org [mailto:brasil-bounces em lists.osgeo.org] Em nome de Edmar Moretti
Enviada em: terça-feira, 13 de julho de 2010 19:02
Para: Osgeo Brasil
Assunto: [OSGeo-Brasil] evento geo - Latinoware 

  

O Latinoware ao meu ver tem uma característica que deve ser aproveitada e que o próprio nome diz, ou seja, reunir pessoas da América Latina.

No ano passado tivemos uma "tentativa" de evento, pois a falta de divulgação e a grade confirmada de última hora, prejudicou enormemente o encontro. Tanto que algumas mini-cursos foram cancelados por falta de inscritos. Eu fui a uma palestra, do colega Chileno que falou sobre a IDE naquele país, diga-se de passagem, um dos melhores projetos nacionais nessa área, e haviam 4 pessoas assistindo!

Por outro lado, tivemos a grata surpresa dos trabalhos apresentados pelo pessoal do Wikimapa e do ISA. Esse uso do geo na construção colaborativa de bases de dados de interesse social é um tema q temos de aprofundar.

Concluindo, a organização do Latinoware precisa melhorar ou não vale a pena ter um evento específico de geo. Nesse momento estão ocorrendo as jornadas latinas do gvsig e mais de 900 pessoas se inscreveram. Pq desse sucesso? Organização!

[]'s

_________________________________  

Edmar Moretti
http://www.meadiciona.com/edmarmoretti 

Poliedro Informática, Consultoria e Serviços  
http://www.poliedro.com.br/  

Chat Skype: edmar.moretti MSN: edmar.moretti 

Blogger <http://edmarmoretti.blogspot.com/> Facebook <http://www.facebook.com/photos.php?id=100000073040274> Picasa <http://picasaweb.google.com.br/edmar.moretti> Twitter <http://twitter.com/edmarmoretti>  

  

--- @ WiseStamp <http://my.wisestamp.com/link?u=ww6q7n3tsfwrcqzt&site=www.wisestamp.com/email-install>  Signature. Get <http://my.wisestamp.com/link?u=ww6q7n3tsfwrcqzt&site=www.wisestamp.com/email-install>  it now 

  

 



  _____  



 
_______________________________________________
Brasil mailing list
Brasil em lists.osgeo.org
http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/brasil
  
-------------- Prxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.osgeo.org/pipermail/brasil/attachments/20100714/7d61998e/attachment-0001.html


Mais detalhes sobre a lista de discusso Brasil