[Gvsig_br] Dúvidas em shapefiles

jorgepsantos2002 jorgepsantos2002 em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 06:04:57 PST 2011

rect em domain.com.br wrote:

> Prezados,
>
> Sou usuário iniciante do gvSIG e gostaria de tirar
> inicialmente 2 dúvidas, mas preciso
>
> explicar o meu ambiante para
> sua apreciação:
> - gvSIG 1.9
> - shapefiles(shp, dbf eshx) do "KIT
> IBGE"  G04_SF23.
>
> 1a. dúvida:
>
> Não consigo ver todos os
> "layers" (ex: Áreas Indígenas, sei que está lámas  só consigo
>

> "ve-lo" qdo faço algum refresh)
>
> 2a dúvida
>
> O arquivo
> [...]

Olá,

Tentei ajudar nosso amigo Renato por e-mail porém não tive resposta. Seguem
abaixo as orientações:

- De acordo com a conversa, nosso amigo possui a versão 1.10 instalada.
Ótimo.

- Os dados que Renato me indicou para download indicou para download e teste

http://www.ibge.gov.br/servidor_arquivos_geo/
http://www.ibge.gov.br/servidor_arquivos_geo/

correspondem a carta do IBGE SF-23 na escala de 1:250.000O e o gvSIG 1.10
está renderizando muito bem os arquivos shapefile do IBGE. Testado no
sistema operacional Windows 7 64 Bits.

http://osgeo-org.1803224.n2.nabble.com/file/n6056420/1_CARTA_IBGE_1_250000_CURVAS_DE_NIVEIS_MESTRA.jpg

http://i916.photobucket.com/albums/ad10/gispd/1_CARTA_IBGE_1_250000_CURVAS_DE_NIVEIS_MESTRA.jpg
[Clique aqui para ampliar a imagem]

- Antes de adicionar os dados no gvSIG, é necessário ajustar a projeção da
VISTA/BLOCO/VIEW. Nesse caso, os vetores pertencem ao grupo de Coordenadas
Geográficas WGS 1984, Código EPSG 4326.

http://osgeo-org.1803224.n2.nabble.com/file/n6056420/1_CARTA_IBGE_1_250000_PROJETO_GVSIG.jpg

http://i916.photobucket.com/albums/ad10/gispd/1_CARTA_IBGE_1_250000_PROJETO_GVSIG.jpg
[Clique aqui para ampliar a imagem]

- Em relação à ausência dos "Layers Transparentes", não sei o que isso
significa. Se você está se referindo à Simbologia dos polígonos, posso
assegurar que o gvSIG trabalha com elas perfeitamente, como o ArcMap. Veja
por exemplo a representação dos polígonos nas camadas dos Municípios,
Estados e GRID UTM DE FUSOS disponibilizados na Imagem Nr 01.

- Falando em base cartográfica, não custa perguntar se você utiliza alguma
base de apoio para seu trabalho. Caso contrário, vou lhe repassar uma base
cartográfica do IBGE que encontrei na Internet na escala do milionésimo (são
as bases dos Estados, Municípios e Fusos encontrados na Imagem Nr 01 deste
tutorial).

http://www.4shared.com/file/ldCV1BA7/BASE_WGS84.html
http://www.4shared.com/file/ldCV1BA7/BASE_WGS84.html

- O gvSIG não trabalha com posicionamento on-the-fly, ou seja, ele não é
capaz de projetar no mesmo documento arquivos com projeções diferentes (ex.
GCS e UTM). Caso os arquivos não venham a "casar", ou seja, a posição
espacial dos arquivos é diferente e as camadas não se sobrepõem, será
necessário adicionar um arquivo PRJ para cada arquivo shapefile (repare que
para cada arquivo SHP existem arquivos SHX e DBF acompanhando ele próprio. O
arquivo PRJ seria um arquivo adicional com a projeção desejada (leia mais
sobre esse assunto neste post).

- No que se refere à ausência de Toponímia na Carta Impressa, nada podemos
fazer. Esse é um problema antigo do IBGE que, por razões desconhecidas, não
atualizou os topônios das cartas durante a vetorização (ex.: nomes dos rios,
rodovias, etc). Você vai ter que pesquisar bases cartográficas de outros
órgãos governamentais para checar se houve atualização nos vetores (ANA,
MME, INCRA, etc).

Então é isso. Vamos nos falando e resolvendo essas questões.

Um grande abraço,