[Gvsig_br] Ajuda com georreferenciamento

jorgepsantos2002 jorgepsantos2002 em gmail.com
Sexta Junho 3 04:15:02 PDT 2011

Olá Eliazer! Eu criei um post que demonstra como gerar uma composição RGB no
gvSIG 1.11:

http://processamentodigital.blogspot.com/2011/06/composicao-colorida-rgb-no-gvsig-111.html
Composição Colorida RGB no gvSIG 1.11

Depois desse procedimento, sua imagem de satélite precisa estar colorida a
qualquer custo! Testei a técnica com os sensores LANDSAT-5, SPOT-5 e
WorldView-2 e posso garantir que a composição funciona perfeitamente.

Em relação ao georreferenciamento, fiz os testes pelo tutorial do Esdras e
deu certo. Vou descrever como fiz:

1 - Abri a imagem de referência no gvSIG;

2 - Ajustei os parâmetros de georreferenciamento de acordo com o tutorial do
Esdras usando a imagem recentemente colorida pelo gvSIG (tive que excluir o
header da imagem infelizmente). Tive o cuidado apenas na hora de atribuir o
tamanho do pixel, veja a imagem abaixo:

http://osgeo-org.1803224.n2.nabble.com/file/n6434860/GEORREF_PARAMETROS1.png

3 -Capturei apenas quatro pontos e clique no botão Testar
Georreferenciamento. Veja a imagem:

http://osgeo-org.1803224.n2.nabble.com/file/n6434860/GEORREF_RESULTADOS3.png

Deu certo aqui, nobre amigo. A imagem está colorida e georreferenciada de
acordo com o tutorial do nosso digníssimo blogueiro.

Um abraço,
Jorge Santos
Téc. em Geodésia e Cartografia
http://processamentodigital.blogspot.com/