[I3geo-OSGEO] Erro ao renderizar mapfile no mapa

Amanda Osvaldo amanda.osvaldo.tm em gmail.com
Terça Setembro 22 10:48:37 PDT 2020

Faz anos que não uso o i3Geo.
Porém, talvez seja interessante perguntar pelo log.

O i3Geo gera Logs sobre os erros?

Isso porque ser muitas coisas, até mesmo confinamento ao acesso à memória
ou disco pelo software servidor.
Ou restrições no uso de recursos de hardware (como GPU) para fazer a
renderização.

Tente trazer os logs do servidor Web e do sistema.
Os logs do sistema você pode ver por "journalctl -a" executando como root.

E dê mais detalhes sobre como a instalação foi feita.
Vamos fazer um questionário.

Você está executando o software servidor em container ou diretamente como
aplicação?

É uma máquina física ou uma máquina virtual?

Tem memória suficiente para tudo isso funcionar?
(Tanto para o servidor Web como no sistema, lembre-se que a renderização
completa no i3Geo consome mais memória do que somente renderizar o arquivo
de mapa)

Existe espaço em disco suficiente para tudo isso funcionar?
(Incluindo espaço para arquivos temporários, experimentar usar 'df -mh'
como usuário normal.)

O Swap esta sendo utilizado após esse erro?
(Como usuário normal você pode ver  por 'free -mh' )

Existe alguma configuração de segurança, de montagem de diretórios ou na
colocação de arquivos diferente do padrão?
(Configurações no SeLinux ou AppArmor podem impedir o acesso à bibliotecas
ou arquivos, ainda que você não tenha recebido nenhum aviso sobre isso)

A instalação de algum software foi compilada ou tudo veio dos repositórios
oficiais?

Você tem certeza de que a i3Geo é uma versão estável?
(Pode estar usando uma versão de desenvolvimento sem saber)

Já considerou que pode ser um bug da i3Geo?
(Nada é perfeito)

Qual nome do arquivo de mapa?
(Talvez exista um caracter especial no nome do arquivo, tal como uma
tabulação ou quebra de linha, ou o nome seja largo demais para a i3Geo,
isso poderia ser um bug na i3Geo)

Quais os atributos do arquivo de mapa?
( Como usuário normal, getfacl <nome do arquivo> e lsattr <nome do arquivo>
)

*Considere que os logs e as pergunta que fiz poderão conter informações
sensíveis sobre o servidor.*

-- Amanda Osvaldo
   Uruguay