Res: [Portugal] RE: Certifica??o de GIS Open Source

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Wed Jul 9 18:15:57 EDT 2008

Caros,

Não pretendia entrar em discussões improdutivas, sobre a iniciativa do IGP ou sobre a disponibilização de dados.

Concordo também que este espaço (OSGeo-PT) não é o indicado para
debater este assunto. Mas também sinceramente não o vi a ser discutido
em lado algum! (como é habitual por cá nesta terra. Quem tem o poder
delibra e pronto!)

Admito que quanto mais experiência vou ganhando mais me torno anti-monopólio.
Porque essa situação só pode trazer entraves ao desenvolvimento. Suponho que não sou o único a pensar assim!
E não nos podemos esquecer das avultadas e crescentes multas que a Microsoft tem vindo a acumular nestes últimos anos em todo o Mundo (inclusivé em tribunais Europeus). Facto que devemos ter em consideração quando se fazem acordos com essa empresa principalmente quando estão envolvido Estados (dos quais somos todos accionistas).

Enviei o meu contributo no enquadramento de: "receio das Instituições em soluções sem marca" e referi o caso do IGP/VE como um exemplo das consequencias que a adopção de "soluções certificadas" ou de "marcas de confiança" podem acarretar.

Neste caso, pelo que me é possivel interpretar, as Instituições do Estado Central estão a ser incentivadas a adoptar o API do VE no desenvolvimento de aplicações para o acesso à Informação Geografica do Estado. É claro que o investimento nessa tecnologia vai criar uma dependencia futura nos produtos MS (é a sua estratégia habitual: Levas o Windows OEM nos computadores e tens de comprar o Office, o Visual Basic, etc)

E o que levou o IGP/Estado a celebrar este acordo? O prestigio da marca Microsoft, evidentemente! Deste modo assumem que o perigo de "as coisas correrem mal" é menor e com menos probabilidade de trazer "dores de cabeça" para os concessionários ("se surgirem problemas eles resolvem". o que é normalmente um grande engano). E também assim pensou: o INE, a Aguas de Portugal, o Aveiro Digital, etc. (só para citar alguns que conheço directamente) quando lançam concursos/convites que orientam, directa ou indirectamente, para soluções comerciais.

Ora, isto é exactamente o inverso do que se passa (cada vez mais) noutros Países, como referiu o Leonardo Andrade.
Para além da Holanda, é a França, etc e o pioneiro: Canada, onde as Instituições lançam concurso publicos onde os concorrentes são "obrigados" a apresentar as suas soluções em "Open Source" de modo a que o investimento seja definitivamente publico.
E é, na minha opinião, graças a esses Estados "sem receios" e à sua visão, que estamos hoje todos nós a usufruir de grande parte das soluções OS, como é o caso do GeoServer, GeoTools, etc.

Mas permitam-me deixar aqui apenas algumas das minha dúvidas relativamente ao projecto em causa.

E porque Estado Portugues/IGP opta por escolher uma solução tecnológica fechada e a impõe aos seus Organismos Públicos? Com compromissos, que mais tarde alguem vai ter de pagar! É assim tão obvio que a solução VE é a melhor e a mais adequada às necessidades Portuguesas?
Infelizmente esta é uma atitude recorrende dos Governos Portugueses, vejam este comentário em relação à opção pelo carro electrico: http://www.apfn.com.pt/Noticias/Jun2008/210608g.htm

Porque o Governo/IGP não segue o exemplo dos nossos vizinhos http://www.idee.es e as directivas do INSPIRE e cria um IDE portugues, baseado em Open Standards? E deste modo promove que as outras Instituições Publicas entrem no barco, escolhendo a solução tecnológica mais adequada à sua situação e ao seu objectivo!

Talvez esteja mal informado e existam razões que justifiquem a "opção política" pelo VE!

Mas definitivamente desejava uma mudança de paradigma, que apresento com um exemplo simples:

Num sistema operativo fechado(Windows), quando se instala um driver "não certificado" é mostrada ao utilizador a mensagem:
"O driver que está a instalar não é certificado. Quer mesmo instalar este driver?".

Num sistema operativo aberto (Linux), quando se instala um driver com fonte fechada (proprietário) é mostrada ao utilizador a mensagem:
"O driver que está a instalar não tem a fonte aberta e não nos é possivel garantir a adaptação do driver a versões posteriores e a actualizações de segurança do SO. Quer mesmo instalar este driver?"

Penso que é tempo de começarmos todos a pensar da segunda maneira!

Cumprimentos,
Ricardo Pinho