[Portugal] Em desespero de causa: como instalar o postgresql

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Wed Nov 5 12:23:11 EST 2008

> eu já instalei a versão 8.3.5 e a versão 1.8.4 e não funcionou.
> O primeiro não instalou o postgresql mas deu acesso ao stack builder.
> Contudo como dava erro, já o removi.

Qual erro?

> Agora voltei a instalar. Na janela de configuração de serviço, colquei
> o nome da minha conta de utilizador, o dominio do meu pc (nome do pc,
> certo?)

não, o dominio do pc não é nome do pc

> Aparece então a janela para inicializar o agrupamento de bancos de
> dados. coloco apenas a senha que usei anteriormente e não mudo mais
> nada. Dá-me então o erro: "o directório de dados do PostgreSQL deve
> estar em volume formatado no sistema NTFS. Se você deseja instalar
> odirectório de dados em outro tipo de partição (o que não é
> recomendado e não é suportado), vocé deve inicializar o agrupamento de
> banco de dados manualmente, executando o programa initdb.exe." ora eu
> não tenho esse executável..

Ok já percebemos, é um problema de file system, de facto deve ser coisa
como 10 anos que os sistemas operativos Microsoft não formatam os discos
em NTFS por defeito.

Não tenho certeza mas é possível que o ficheiro executável initdb.exe se
encontre em uma das pastas criadas pelo installer de pgsql, faça uma
pesquisa interna no seu pc e controle.

De qualquer forma as duas opções -mudar o file system de um sistema já
instalado de FAT para NTFS ou instalar o directório de dados em outro
tipo de partição- não devem ser coisas complicadas de fazer, mas que não
são relacionadas com o facto do pgsql ser software livre, são problemas
de informatica, ponto.

> Quanto ao segundo, a instalação correu bem, tinha o Pgadmin instalado,
> mas não me instalou a opção stack builder pelo que eu não conseguia
> fazer o download do postgis.

No site Postgis se pode ler

"Note: It is still possible to download the PostGIS installer for
offline use directly from the project page at pgfoundry.org here."

>  No entanto, o postgresql ficou instalado. um colega disse-me que para
> começar a trabalhar, tinha de ligar ao servidor, clicando no unico
> icon activo do postgre. Foi o que fiz. No entanto, quando entro na
> janela do service configuration, coloco o nome DBteste, coloco o
> anfitrião (127.0.0.1) e coloco a password do meu pc. Estas são as
> unicas alterações que faço. Quando clico em ok, aparece uma janela a
> dizer que não encontra o servidor...

Simple, o pgsql não funciona na porta 80 a menos de não especificar nos
ficheiros de configuração.
Como qualquer outro Database server, como por exemplo Microsoft SQL e
Oracle (não me parecem ser open source), Pgsql funciona por padrão em
uma porta particular, nomeadamente a 5432.

Portanto depois de ter instalado o pgsql em local, menos de não ter
alterado a configuração, o endereço do servidor será localhost:5432 ou
127.0.0.1:5432

Mais uma vez, nada a ver com o facto do pgsql ser Open Source.

-- GM --