[Portugal] apresentar em Girona o balanço das Jornadas SIGABERTO 2008?

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Tue Nov 11 06:49:01 EST 2008

Bom dia,

A ideia do Artur parece-me boa, mas seria ainda melhor apresentarmos a
excelente dinâmica que se criou com as nossas primeiras jornadas. E mais
importante do que a apresentar, é preciso mesmo consolidá-la.

Precisamos de melhorar a nossa "arquitectura de participação".

Parece-me que há algumas 'linhas' que podemos trabalhar, e vamos
dar-lhes uma melhor visibilidade e apoio. A ordem com que as menciono é
irrelevante.

1) Máquinas virtuais. Parece-me que é uma área que interessa a um grupo
alargado, pelo que se pode assumir como uma das "nossas" actividades.
Temos que trabalhar numa ou mais plataformas que possam ser mantidas por
um grupo alargado, para poder garantir uma diversidade de requisitos:
correr sobre mais do que um software de virtualização (vbox, vmware,
xen); correr em maq com diferentes recursos (maq virtuais mais magras ou
mais engordadas); correr sem software de virtualização (boot de CD/DVD
ou pen); etc.

2) Sistemas de coordenadas. Como existem especificidades portuguesas, e
pelo movimento que se criou nesta lista, é outra área em que podemos
apresentar trabalho. Além dos sistemas de coordenadas, outra
'especificidade' é a codificação de caracteres, ora em ISO-8859, ora em
UTF-8, e ainda em codificações mais antigas, que continuam a aparecer
nas shapefiles.

3) Precisamos de reestruturar o sigaberto.org. O site serviu para as
Jornadas, mas pode evoluir para a nossa "casa". Passam-se as Jornadas
para uma secção, e põe-se o sigaberto.org a sustentar esta arquitectura
de participação, juntamente com esta mailling list e o Wiki do OSGeo.
O site está em Joomla (sobre php+mysql).
Quem mais quer pensar nisto?

4) Traduções. Eu já me ofereci para trabalhar num glossário, mas
parece-me (e é por isso que ando a adiar) que devíamos avançar para uma
"memória de tradução" que fosse comum às várias aplicações, manuais,
sebentas, enfim, a quaisquer conteúdos sobre SIG. Além desta memória de
tradução, devíamos avançar com um servidor de pootle que facilitasse a
tradução de cada ferramenta específica.
Quem mais quer pensar nisto?

5) Formação. Surpreendeu-me a adesão às workshops em Águeda. Depois, já
se gerou uma discussão bem interessante sobre o formato das workshops do
próximo ano. Como alguns de nós até têm que dar aulas com base em
software aberto, vamos também avançar com uma área de 'educação', com
vista à preparação de conteúdos para cursos, workshops, acções de
formação, etc, usando software aberto e dados portugueses.
Para esta área, já tenho três voluntários: Jorge Gustavo, Cristina
Catita, Ana Rita Calvão. Quem mais quer pensar nisto? (Conheço uns
alunos do ISEGI que tb são meninos para contribuir para este peditório,
e estavam a querer avançar sobre o Moodle).

6) Próximas Jornadas! Precisamos de marcar o nosso "espaço" no
calendário de conferências. Que eu saiba, só está marcado o EUE para o
próximo ano e será a 11 e 12 de Março. Por isso, o final do ano
(Outubro/Novembro) é para nós, mas temos que marcar este 'slot' com
antecedência (e nesta altura do ano também não ficamos próximos das
jornadas de Girona). Por isso, peço encarecidamente aos vila-realenses e
aos eborenses com vontade de receber as próximas jornadas que se cheguem
à frente (i.é falam com as instituições que nos poderão acolher e
negoceiem datas possíveis, entre Outubro e Novembro). E se mais alguém
se quiser oferecer, esteja à vontade.

7) Sustentabilidade. Já me viram falar de modelos de negócio à volta do
open source e por isso não tenho vergonha nenhuma em falar de
sustentabilidade. Aliás, é o modelo que mais me apraz, pois fixa e
desenvolve know how. Se virmos que é necessário captar recursos para
algumas destas actividades, podemos avançar com algumas iniciativas
'lucrativas', para angariar recursos para algumas das actividades que
precisem de ser remuneradas. Se formos por esta linha, precisamos de
formalizar este grupo como uma associação sem fins lucrativos.

Se pusermos algumas destas 7 iniciativas a rolar, concordo com o Artur
que se vá a Girona mostrar que os Lusitanos (em períodos muito
singulares e raros da nossa história) também se sabem organizar.

Saudações,

Jorge

Ter, 2008-11-11 às 02:50 -0800, Artur Gil escreveu:
> Caros Colegas, e que tal a OSGEO-PT apresentar a Girona o balanço das
> Jornadas SIGABERTO 2008?
>
> Abraços
> AG

jorge gustavo rocha
departamento de informática
universidade do minho
4710-057 braga
portugal
N 41º33'44,5" W 8º23'40,5"
tel +351 253604470 fax +351 253604471 cel +351 927210173
                                               ^^^^^^^^^
P.S. Mudei de número de telemóvel.
Use pf este novo número 927210173 (operador: UZO/TMN)