Re: [Portugal] apresentar em Girona o balanço das Jornadas SIGABERTO 2008?

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Tue Nov 11 10:51:23 EST 2008

Olá a todos,

1) Máquinas virtuais. Parece-me que é uma área que interessa a um grupo
> alargado, pelo que se pode assumir como uma das "nossas" actividades.
> Temos que trabalhar numa ou mais plataformas que possam ser mantidas por
> um grupo alargado, para poder garantir uma diversidade de requisitos:
> correr sobre mais do que um software de virtualização (vbox, vmware,
> xen); correr em maq com diferentes recursos (maq virtuais mais magras ou
> mais engordadas); correr sem software de virtualização (boot de CD/DVD
> ou pen); etc.

Eu quando tiver algum tempo a disposição (estava a pensar na altura do
Natal) irei continuar a "desenvolver", melhorar e personalizar a
distribuição Debian para pen USB e com GFOSS instalado

http://www.ubc.uevora.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=62

(que entretanto foi assinalada na página
http://grass.osgeo.org/download/cdrom.php)

conto de resolver alguns problemas (em particular um de permissões), e de
fazer uma/s versão/ões que cabe/m em pens de 2gb.

Estou aberto a sugestões/criticas mas sobretudo se há alguem entendido de
Debian (ou derivadas) que se quer juntar faça o favor de me contactar.

Como no caso da GISVM de Ricardo Pinho o limite é só a fantasia (combinações
diferentes de ferramentas SIG, localizações, etc.) e no caso desta
instalação em pen USB o desafio é fazer de uma forma que tudo cabe em um
espaço muito limitado.

> 3) Precisamos de reestruturar o sigaberto.org. O site serviu para as
> Jornadas, mas pode evoluir para a nossa "casa". Passam-se as Jornadas
> para uma secção, e põe-se o sigaberto.org a sustentar esta arquitectura
> de participação, juntamente com esta mailling list e o Wiki do OSGeo.
> O site está em Joomla (sobre php+mysql).
> Quem mais quer pensar nisto?

Eu me posso voluntariar para esta tarefa, não importa se será o nosso
"grupo" de Évora a organizar as proximas jornadas, o se será o grupo de Vila
Real.

Tenho muita experiencia com programação para o web e tenho desenvolvido
muitos sites, com e sem CMS como o Joomla.

Era bom que o serviço de hosting escolhido tivesse como opção a
possibilidade de ter uma Base de Dados pgsql/postgis e/ou que permitisse de
instalar (se não for já o caso) sw quais mapserver/geoserver.

Podemos tambem pensar em criar um webgis dos utilizadores gfoss em Portugal.
Alias, se alguem já tiver desenvolvido uma aplicação web que possa ser util
para esta tarefa, e que possa ser re-distribuida, então levante a mão.

Surge uma pergunta... precisamos de um logo ou usamos o actual que foi
criado pelo site sigaberto? Eu gosto bastante do actual mas acho que pelo
menos é necessario acrescentar um pequeno texto.

Uma vez que decidimos pelo logo este pode ser aproveitato para criar uma
loja virtual para T-Shirts e accessorios (exemplo:
http://www.cafepress.com/osgeo mas podem ser usados outros serviços como o
http://www.spreadshirt.net/en/GB/T-Shirt/Spreadshirt-1342/ ) que pode ser
integrada no site sigaberto.  Não custa nada e a unica coisa a decidir é o
preço final de um objecto.

O que se consegue juntar desta forma pode ser util para cobrir os custos de
alojamento do site, até pelo menos não decidir se e como formalizar o grupo.

> 4) Traduções... ...devíamos avançar com um servidor de pootle que
> facilitasse a
> tradução de cada ferramenta específica.

Para o que tem a ver com o QGis o processo de tradução da GUI assim como da
documentação é regulado para "guide lines" especificas

http://wiki.qgis.org/qgiswiki/TranslatorsCorner
http://wiki.qgis.org/qgiswiki/DocumentationWritersCorner

Como já disse estamos a espera da nova versão do manual para inciar a
tradução em pt_pt (
http://wiki.osgeo.org/wiki/Qgis:_Manual_em_Portugu%C3%AAs ) e, obviamente,
se uma ferramenta como pootle pode ajudar a manter as coisas mais omogeneas
então nos alinhamos.

-- Giovanni --