[Portugal] ajuda para um projecto de visualização de um mapa turístico

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Wed Oct 22 13:27:33 EDT 2008

Cara Cláudia,

Vou responder breve. Se a informação não for suficiente, refila, sff.
Começa por trabalhar localmente (no teu PC) e quando tiveres tudo ok,
passas para o servidor.

1) A interface na web pode ser Open Layers. Dá para por links ligados às
fichas.

2) Cria uma camada entre os dados e a web, recorrendo ao Geoserver (ou o
Mapserver). Se tens os dados em ArcGIS, vou assumir que estão em shape
files. Os ortos estou a assumir que estão em raster.

3) Para melhorar o desempenho na visualização dos ortos (se a coisa
estiver lenta), usa o Tile Cache. O Tile Cache faz maravilhas (e o Open
Layers trb mto bem com o Tile Cache). Mas deixa esta etapa para o fim.

Podes começar por instalar o Geoserver ou o Mapserver (um deles) e
configuras o acesso aos dados. Depois, começas por um mapa muito simples
no Open Layers, só com uma camada. E depois vais acrescentando camadas e
funcionalidades.

Posso-te pedir uma coisa?
Vai escrevendo os passos que vais fazendo... e depois publicas o "Como
criar uma mapa na web a partir de shapesfiles e ortos". Eu ofereço-me
para rever o manual. É a informação que fica para o próximo que
perguntar a mesma coisa na lista.

Se precisares de ajuda numa situação concreta, volta a perguntar na lista.

Cumprimentos de Águeda :-)

Jorge
--
jorge gustavo rocha