[Portugal] ajuda para um projecto de visualiza??o de um

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Thu Oct 23 14:27:21 EDT 2008

Claudia e Antonio,

Aqui vao mais algumas sugestões... nao sei se vem confundir mais que ajudar...

O OpenLayers tem muitos exemplos disponiveis no site:
http://openlayers.org/dev/examples/example-list.html

Podem ver por exemplo o "Feature Info Example". Depois de perceberem o que faz, podem ver como foi feito, observando a "fonte" (no firefox usem a opcao View/Page Source). A abordagem de usar o OpenLayers parece-me mais indicada para quem tem apetencia por programacao. Embora o que a Claudia pretenda seja relativamente simples de fazer, continua a ser uma tarefa de programar com o OpenLayers.

Outra abordagem possivel, que permitira obter os objectivos enumerados (pan, zoom, identify) e outros que julgo serao benvindos (legenda, escala, pagina de impressão, zoom a query), e que evita 99% da necessidade de programar, sera instalar uma das varias aplicacoes "pre-fabricadas" compativeis com MapServer ou WMS. Geralmente tem instrucoes de instalacao e configuracao, e permitem "apontar" para o nosso servidor e usar os nossos layers. Depois sera uma questao de ler o manual e perceber como alterar o restante da interface grafica que aparece no browser: por o nosso logo, mudar cores, configurar certas ferramentas, etc.

2 projectos deste tipo inseridos na OSGeo são o MapBuilder e o Mapbender, que tem abordagens diferentes mas permitem construir um site geo. Outro exemplo, indicado pelo Artur Gil nesta lista em Junho, e brasileiro: investiga o I3Geo. Mas ha bastantes mais (teras de "googlar")...

Parece-me que a parte de pores o MapServer a funcionar com os teus dados sera a parte mais facil. Depois e trabalhar na forma como queres disponibilizar os teus servicos de mapas aos utilizadores.

Boa investigacao e vai perguntando consoante avances,
Duarte Carreira