[Portugal] Re: Grupo de trabalho: Sistemas de Coordenadas de Portugal para FOSS4G

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Mon Oct 27 13:50:14 EDT 2008

Boa tarde,

> Para começar, uma questão que deverá ficar esclarecida de início: todos
os strings deverão ter conversão de datum
> (+towgs84 ou outra), ou
poderão ficar como definição apenas de projecção?

Na minha opinião devíamos colocar sempre a definição de datum (+towgs84) para evitar cair nos erros passados.
Assim a definição é total e explicita. Se não houver necessidade de conversão de datum, pode-se colocar 0's.
Agora que tipo de conversão de datum: 7 (Bursa-Wolf) ou 4 (Molodensky)? Se calhar por principio ia sempre para o 7 (BW)!!!

> No ficheiro aparece o sistema CRS 5780, que é apenas altimétrico. O PROJ não pode fazer nada com ele.

Sim também me parece. Será de excluir todos os CRS de altimetria?

> Também me parece que, de forma a simplificar, se deveria propor a
eliminação de
> todos os sistemas que tenham origem da longitude no
meridiano de Lisboa

Por mim concordo!

> Deveriam ser acrescentadas as projecções usadas na cartografia hidrográfica

Certo! Podemos inserir novas linhas para propor novos CRS.

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

________________________________
De: Jose Gonçalves <jagoncal  gmail.com>
Para: lusogis  yahoogrupos.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008 10:05:45
Assunto: Re: [lusogis] Re: Grupo de trabalho: Sistemas de Coordenadas de Portugal para FOSS4G

Caro Ricardo Pinho

Para começar, uma questão que deverá ficar esclarecida de início: todos os strings deverão ter conversão de datum (+towgs84 ou outra), ou poderão ficar como definição apenas de projecção?
Os sistemas de coordenadas geográficas (por exemplo o 4274, com o string "+proj=longlat +ellps=intl +no_defs") são inúteis se não tiverem conversão de datum.

O CRS 27429 deveria ser eliminado, a não ser que existam exemplos documentados de uso de projecção UTM sobre o datum 73.

No ficheiro aparece o sistema CRS 5780, que é apenas altimétrico. O PROJ não pode fazer nada com ele.

Também me parece que, de forma a simplificar, se deveria propor a eliminação de todos os sistemas que tenham origem da longitude no meridiano de Lisboa (exemplo: Lisbon (Lisbon)). Alguém irá fazer conversões de coordenadas em que precise de longitudes em relação ao meridiano de Lisboa?

Deveriam ser acrescentadas as projecções usadas na cartografia hidrográfica: projecção de Mercator do datum ED-50 e do WGS84:
+proj=merc +ellps=intl +towgs84=-87, -98,-121
+proj=merc +ellps=WGS84 +towgs84=0,0, 0

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves

http://br.new.mail.yahoo.com/addresses