[Portugal] softwares SIG Open Source -análise comparativa

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Tue Sep 2 20:06:05 EDT 2008

Caro Rui Ferreira,

Parece-me que um dos artigos apresentados no ano passado no FOSS4G, é um
bom ponto de partida, pois faz um levantamento de algum software e a
respectiva caracterização. Podes descarregá-lo a partir de:
http://www.foss4g2007.org/presentations/view.php?abstract_id=136

Parece-me uma tarefa tão interessante quanto difícil, e recomendo-te que
cries uma entrada no nosso Wiki onde mais gente (se conseguires cativar
mais gente para a tarefa!) possa contribuir com conhecimentos
específicos de cada ferramenta. Se caíres na tentação de comparares a
lista de features de uns e outros, parece-me que o resultado não será
muito interessante.

Na minha humilde opinião, adicionalmente seria interessante ter um
conjunto de (poucos) casos de estudo típicos de SIG, e mostrar como o
mesmo problema é resolvido através das diferentes ferramentas. Usarias
um conjunto de dados público e um conjunto de funcionalidades; e
mostrarias como em cada uma das ferramentas se consegue calcular as
indemnizações de uma cheia, escolher o melhor local para um novo
ginásio, ou calcular as melhores rotas de um caixeiro viajante, por
exemplo (coisas típicas).

Cumprimentos,

Jorge
--