[Portugal] RE: Portugal Digest, Vol 6, Issue 2

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Wed Sep 3 13:18:13 EDT 2008

Rui,

Em 2006 comecei uma procura por um software SIG que se enquadrasse no nível base da nossa plataforma SIG. A lista de parâmetros que usámos foi esta: (Está em inglês porque troquei emails com algumas empresas com produtos de baixo custo. Claro que estes são os pontos que achámos mais importantes para o nosso caso particular, mas pode servir de inspiração...)

User friendliness
Print Layout
GPS Integration
Tables
WMS connection
CAD support (dwg, dgn, dxf, file versions)
SHP
DTM (generic support)
ESRI GRID (binary)
IMG formats (TIFF, GeoTIFF, ECW, SID, ESRI world files)
Editing (vector)
Labels
Simbology (thematic, save/load)
Query Layers
Georeferencing images
Topology Ops (build polygons)
Analysis Ops (overlay, buffer)
Coord. Systems Support (on-the-fly, reproject, portuguese)
ArcSDE (read support vector, raster)
ODBC/OLEBD/SQL (mainly Oracle, Excel and Access)
OGCSLQ support
ArcGIS integration (ArcMap projects, lyr files, personal Geodatabase)
Scripting

Os produtos que encontrámos foram (não analisamos todos e vários são closed source):

Tatuk GIS Editor ; Spring ; Maptitude ; Diva ; gvSIG ; SIGIS ; MapWindow 4.3 ; GeoInvent ; Appomatox ; orbit gis ; cadcorp sis Map Manager ; cadcorp sis Map Browser ; cadcorp sis Map Reader ; cadcorp sis Map Viewer ; CARIS Carta ; CARIS Easy View ; globalmapper ; MapMaker Pro ; MapMaker Gratis ; JTMaps ; IDRISIS ; Xmap Editor ; TNTlite ; TNTview ; TNTedit ; GPS TrackMaker ; GPS TrackMaker Pro ; Christine GIS Viewer ; Christine GIS ; Jgrass ; GIS Explorer ; fGIS ; ILWIS 3.3 ; SAGA GIS ; OpenJUMP 1.0.1 ; OpenJUMP 1.2 Beta ; JUMP 1.2 ; JUMP FOSS4G ; Kosmo ; QGIS ; uDig ; AccuGlobe 2007 ; sextante ; SuperMap Viewer 5,2

Acho que o teu trabalho será de muita utilidade e se ficar no wiki será possível mantê-lo actualizado.

Duarte Carreira