SASIG: workshops e pens usb - was: Re: [Portugal] Comentários e Sugestões no rescaldo do II SASIG

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Sat Nov 7 05:39:17 EST 2009

Bom dia a todos,

obrigado pelos comentários e sugestões que começaram a chegar ao site
das II Jornadas SASIG. Queria aproveitar a mailing list para dar
resposta às justas criticas que foram feitas acerca das salas onde os
workshops tiveram lugar e acerca das pens que foram fornecidas para os
mesmos.

Salas:

a organização pediu as salas para os workshops aos Serviços de
Computação da UE ainda antes do Verão. Eu pessoalmente expliquei ao
pormenor o que se iria passar nas Jornadas e fizemos testes nos
computadores para garantir que pudessem fazer o "boot" através de discos
usb ou cd/dvd.

No último mês as salas foram confirmadas e pela nossa parte isto
significou que tudo estava a postos, mas evidentemente não foi assim.

A verdade é que na 6a feira antes do início das Jornadas os serviços de
computação da UE não tinham ainda preparado as salas (porque não se
lembraram do evento). Ainda não tinham calculado que na sala 138 não
havia tomadas eléctricas e ligação à net. Como se não fosse suficiente
não tinham avisado que a maioria dos cabos de rede teria sido muito
curto para serem usados nos portáteis dos participantes.

A falta de net na sala 138 provocou ainda mais transtorno, sendo que
desta forma os participantes no workshop de Linux não puderam instalar o
software sig, que era suposto ser usado no dia a seguir em outros
workshops (e não fomos avisados da situação).

Para além disto na sala 140 (a mais pequena) não era suposto estarem os
computadores fixos, uma vez que não faziam o boot, para que
efectivamente pudessem caber todos os 20 participantes.

Enfim, não gosto e não costumo culpar os outros, mas neste caso
especifico não posso deixar de referir o papel dos SC da UE.

Pens USB vermelha com linux e software sig instalado:

fizemos mal as contas, isto é evidente. Por isso tentamos compensar
alguns participantes com os live dvds. Como sobraram pens de 2gb que
podemos tentar trocar com outras de 4gb (mas não há garantia que seja
possível), por favor quem esteve inscrito nos workshops e não teve
direito a uma pen vermelha de 4gb escreva para a organização e iremos
tentar de resolver a situação.

Mais duas palavras acerca das pens usb. A organização deu a
possibilidade aos formadores de usarem a abordagem que iriam preferir
para os workshops. A pen foi só um meio à disposição dos mesmos. A ideia
era tentar obter um "ambiente" o mais uniforme possível entre os
participantes de um workshop/curso (além de ajudar divulgar o software
livre, no caso especifico linux).

Considerado que o sistema instalado nas pens é identico em todas
(portanto não configurado para hardware especifico), acho que os poucos
problemas de boot em alguns dos portáteis (de qualquer forma
resolvíveis) não prejudica o bom resultado das mesmas: com windows fazer
coisas deste genero não é possível.

Saluti

-- Giovanni --