[Portugal] dados raster

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Tue Nov 24 16:40:58 EST 2009

Podes usar uma aplicação para verificar se a cor é indexada. O GIMP é
opensource e fica pouco atrás de um Photoshop.

Se as imagens tiverem apenas uma banda e um colormap, são de cor
indexada. Um exemplo é a série cartográfica m888 (1:25000) da Carta
Militar de Portugal, do IgeoE.

No caso dos ecw, retirando a opção -expand, será:

find . -type f -name '*.ecw' -exec gdal_translate -of JPEG -co
"WORLDFILE=YES" {} {}.jpg \;

Para a leitura do formato ecw terás de ter as librarias GDAL compiladas
com suporte para ECW.

No caso do Ubuntu/Debian é relativamente fácil adicionando as fontes
https://launchpad.net/~ubuntugis/+archive/ubuntugis-unstable  à
source.list de repositórios.

Instalar o pacote gdal-ecw-src via Synaptic ou apt-get install e seguir
as indicações em /usr/share/doc/gdal-ecw-src/README.Debian.

#apt-get install gdal-ecw-src
Copiar libecwj2-3.3 para /usr/local/libecwj2-3.3, compilar e instalar
normalmente (os ficheiros vão encontrar-se em /usr/local/lib).
#sudo gdal-ecw-build /usr/local/
#sudo ldconfig
#gdalinfo --formats | grep -i ecw