[Portugal] Export to... MySQL GIS

Pedro Venâncio pedrongvenancio at yahoo.com
Mon Oct 19 09:47:25 EDT 2009

Olá Giovanni,

Infelizmente não tenho quaisquer conhecimentos de GRASS para realizar a tarefa através dele...

O ogr converter faz a mesma operação que já tinha tentado no FWTools Shell com o comando

ogr2ogr -f MySQL
MySQL:my_database,user=root,password=mypassword shapefile.shp
-nln my_table -nlt MULTIPOLYGON -update -overwrite -lco
GEOMETRY_NAME=Shape

e dá o mesmo resultado, cria a tabela mas não a preenche. Na consola mostra os erros

ERROR 1: MySQL error message:The used table type
doesn’t support SPATIAL indexes            Description:
ALTER TABLE ‘localidades’ ADD SPATIAL INDEX(‘Shape’)

ERROR 1: Terminating translation prematurely after
failed translation of layer Localidades (use –skipfailures to skip errors).

Tentei forçar um novo tipo de tabela com o comando

–lco engine=MYISAM
e aqui já me cria tudo mas apenas me preenche os campos que não têm caracteres complexos (acentos, cedilhas, etc), para os restantes mostra o erro

ERROR 1: MySQL error
message:Incorrect string value: …

Também já tentei o shp2mysql (muito semelhante ao shp2pgsql) mas apenas consigo através da criação do ficheiro query (.sql) e da sua posterior execução no Query Browser do MySQL, mas é pouco pratico uma vez que, como não sei como correr as instruções "Insert Into" todas de uma acentada, tenho que fazer Execute linha a linha...

Em relação aos raster, parece-me que, para além do GRASS (imagino que o faça), nenhum outro software SO ou Free permite exportar dados raster para MySQL GIS. Talvez porque ainda seja muito recente!

Pedro