Re: [Portugal] Fwd: Pedido de colaboração artigo Sistemas de Informação Geográfica - Semana Informática

Andre Mano andre.s.mano at gmail.com
Wed Apr 14 19:39:41 EDT 2010

Olá Victor,

Se considerares pertinente, para o ponto 4 (Projectos existentes), pode dar
o exemplo do Projecto SIGAP (Sistema de Informação Geográfica Aplicado à
Paleontologia) promovido pela ALT - Sociedade de História Natural de Torres
Vedras --> http://www.alt-shn.org/projecto-sigap.html.

É um projecto que, por confessa ignorância da minha parte, foi concebido
centrado no paradigma "software" e não no paradigma "comunidade e partilha
de conhecimentos" que me parece ser o grande trunfo do OS. Como tal, a
solução inicial (ESRI) foi abandonada (em parte por questões financeiras, é
certo, mas isso até teria sido possivel ultrapassar), mas essencialmente
porque o OS hoje oferece soluções de muito bom nível com a vantagem
acrescida de facilitar a partilha de resultados e conclusões.

Espero que seja útil!

André