[Portugal] 10razões para a AP utilizar Open Source

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Fri Apr 23 07:16:22 EDT 2010

Viva,

Como vivemos num país em que toda a actividade é "subsídio dependente",
espero que não criem mais uma estrutura subsidiada para promover o
software aberto em Portugal. Isso seria o fim do software aberto, mas
acredito que daria para meia dúzia de tachos (não muito mais do que
isso).

Na minha opinião o software aberto tem que se afirmar pelo que vale. Se
tem valor, como acredito que tem, não precisa de subsídios. Acho também,
que as iniciativas não têm que vir "de cima", emanadas pelo governos ou
por qualquer estrutura hierárquica. A comunidade tem que assumir cada
vez mais um papel participativo.

Na minha humilde opinião, com a Associação SASIG estamos a criar uma
dinâmica de "baixo para cima", sem dar passos maiores do que as nossas
pernas, e sem cair na tentação de viver à custa de algum decreto que
obrigue alguém a usar software aberto. Espero que seja sempre uma
Associação "subsídio-independente", e que seja capaz de conseguir captar
os recursos necessários às suas actividades, como o tem feito até aqui.

Roma e Pavia não se fizeram num dia, e tentar à força e à pressa
impingir soluções abertas é perigoso: é que, se não houver maturidade e
o apoio necessário, cria-se o sentimento contrário àquele que queremos.
Digo isto porque, depois de uma tentativa falhada de implementar uma
solução baseada em software aberto, dificilmente haverá lugar a uma
segunda hipótese.

De resto, o otimismo é grande e vejo cada vez mais interesse em
software aberto, e isso agrada-me muito! E não é só o interesse que
cresce: cresce a "produção" nacional. Julgo que irão ver coisas bem
interessantes "made in Portugal" nas próximas Jornadas SASIG.

Abraço,

Jorge