Res: Res: [Portugal] 10 razões para a AP utilizar Open Source

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Sun Apr 25 15:41:59 EDT 2010

Olá Mário,

É natural que haja discordância, pois todos nós tivemos educações diferentes, vivemos vidas diferentes, com pontos de vista diferentes, e temos expectativas da vida e da sociedade diferentes!

> O top-down deve ser o último passo

Em completo desacordo. Se quem nos governa não é capaz de reconhecer com antecedência as melhores soluções para os problemas e só lá chega forçado por movimentos down-top e com grande sacrifico dos que são governados, então, como a história ensina, isso implica "GUERRA" ou "REVOLUÇÃO", i.e matança, injustiça, o que deve ser totalmente evitado!

> O free Software é diferente do que temos estado a discutir: Open ... (OSGEO)

Então há aqui um grande equivoco. Eu sempre falei em FREE (LIBERDADE) SOFTWARE, o open é apenas um mero requisito!
Às tantas sou eu que estou a interpretar mal. Mas alerto para o risco de sobrevivência do Open Source caso não seja livre (FREE).
Sem o conceito de FREE SOFTWARE (as 4 liberdadades: utilizar, estudar, aperfeiçoar, re-distribuir) não se erradica o perigo do monopólio de software que durante todos estes anos tem atrofiado a potencialidade de desenvolvimento da industria do software.
Todos nós sabemos e conhecemos casos de compra de empresas de software com o simples objectivo de "eliminar" concorrência e alternativas!
Só com a opção de licenciamento Free Software (GPL) por parte dos programadores de software e dos seus utilizadores é que nos podemos defender contra esta "praga" que só beneficiam meia dúzia de gestores (do lado da empresa comprada).

Para quem não sabe, o truque é simples! Mesmo que seja dono da empresa que produziu o código não pode evitar que alguém o redistribua. E se usar o código para fazer novas versões do software é obrigado a usar o mesmo licenciamento (FREE)!!!
Nem todos os projectos open source concordam com isto (visão curta), nesse caso têm de ser os utilizadores a exigi-lo (na escolha que fazem!)

Querem um exemplo? Sun (Oracle), o caso especifico do Virtual Box:
Um moço porreiro decidiu um dia fazer uma coisa porreira com o (executável do) VirtualBox:
Portable-VirtualBox:  http://www.vbox.me/

Como a ideia era boa e teve muito sucesso, rapidamente recebeu um email amistoso da Sun que o obrigou a:

Due to the license regulations and an
email of Sun Microsystems, I
had to
change the starter and to remove all
components from
VirtualBox.

> O sistema está a funcionar bem,...

A funcionar bem? Para quem?
http://transparencia-pt.org/?search_str=esri%20intergraph%20autodesk&sort=2

> Os movimentos de baixo
para cima só nao funcionam em
> Sociedades Ditatorias e acho que "a do
Sócrates" nao...

Ahahah, agora percebi... é tudo ironia!

> Quando vens ao IST/Tagus, campus do TagusPark?

É só agendar uma palestra e eu estou lá!!!! ;-)

Abraço,
Ricardo Pinho