[Portugal] pedido WFS não mostra os dados

Jonas Blasques tilakapash at gmail.com
Tue Apr 27 10:34:54 EDT 2010

Boas Tardes,

O meu nome é João Blasques, estou a dar os meus 1º passos em OS Web-Mapping
e estou a tentar escrever o código para um simples mapa que tem:

Camada Raster acedida por WMS - *resolvido*
Controles básicos de pan/zoom/layer selection - *resolvido*

Camada vectorial acedida por WFS e que permita fazer a
criação/edição/remoção/salvar pontos/linhas/poligonos com campos de texto
editaveis associados à feature criada - *não resolvido* *(nem consigo
visualizar dados via WFS)*

Estou com o seguinte setup "técnológico":

DB - Postgres+ PostGIS
Servidor Geográfico - GeoServer
Servidor HTTP  - Apache
Framework de Cliente - OpenLayers + GeoExt(opcional)

Não consigo exibir os dados vectoriais guardados no GeoServer via o  serviço
WFS.
Os mesmos dados consigo exibi-los via WMS porém não via WFS.

O código openlayers que utilizo é:

               var layer = new OpenLayers.Layer.Vector("vector", {
                strategies: [new OpenLayers.Strategy.Fixed()],
                protocol: new OpenLayers.Protocol.WFS({
                   url: "http://localhost:8080/geoserver/wfs",
                version: "1.1.0",
                featureType: "eixos_via_postgis",
                featureNS: "http://localhost:8080/geoserver/peniche",
                 srsName: "EPSG:4326",
                geometryName: "the_geom",
                schema: "
http://localhost:8080/geoserver/wfs/DescribeFeatureType?version=1.1.0&typename=peniche:eixos_via_postgis
"

                })
            });

Quando tento visualizar este layer via WMS consigo vê-lo sem problemas.
Porém via WFS não me aparece nada. Sinto muita diciculdade em fazer
debugging quando não tenho resposta nenhuma. O extent está certo pois quando
faço via WMS vejo os dados vectoriais no mapa. Também liguei uma tabela de
features via o GeoExt que consegue fazer o upload e mostrar os dados em
formato numérico mas ... mapa nada. Também quando tento fazer pedidos
simples via WFS (só openlayers) seguindo tutoriais simples nunca consigo
mostrar nada em um mapa.

Alguém me pode ajudar ? Alguém tem conselhos sobre como devo proceder em
termos de debugging de WFS com trocas para trás e para a frente de XML que
não sou eu que crio. Sinto que o nivél de abstração está longe de mais (tudo
é feito pelas frameworks) e que quando existe erros que não tenho controlo
nenhum para os resolver.

Obrigado, João

--
"Ajude um pouco ... já é muito"
Projecto SOSIndia http://sosindia.net

Shoot for the moon,
even if you miss it
you will land among the stars.
- Unknown

What if for a moment, as an experiment,
you drop every belief that you have?
- Unknown

"We are all linked by a fabric of unseen connections. This fabric is
constantly changing and evolving. This field is directly structured and
influenced by our behavior and by our understanding."
—David Bohm, quantum physicist, 1917–1992