Re: [Portugal] pedido WFS não mostra os dados

Jonas Blasques tilakapash at gmail.com
Tue Apr 27 13:09:23 EDT 2010

Boa Tarde,

as minhas respostas no meio do texto em baixo.

2010/4/27 Luís de Sousa <luis.a.de.sousa at gmail.com>

> Viva João,
>
> Antes de mais deixa-me notar que essa declaração do tema WFS me parece
> pouco convencional. Nunca usei a opção schema, mas imagino que tenha a
> ver com a base de dados e não com esse endereço enorme.

Não sei sobre a necessidade do XML schema. Vi como parametro em alguns
tutoriais e testei com e sem. Não altera. Continua a não funcionar.

> Também duvido muito que tenhas na base de dados objectos espaciais em
> WGS84, confirma essa questão antes de tentares outras coisas.

SIm, os dados não estão em WGS84, estão em GCS_Datum_Lisboa_Hayford.
Porém como eu não vi a opção desse SRS no GeoServer "forcei" uma
reprojection para EPSG:4326 (WGS84). Achei que não haveria problema pois
ainda não estou a cruzar com outros dados logo não haveria o desencaixe de 2
datasets em 2 sistemas de coord/ref differentes.

Porém, não tenho a certeza do que estou a dizer ... sou um pouco um patinho
fora de àgua q está a tentar aprender o manuseamento destas aplicações via
tutoriais na net (que acho que não são mto adequados para um total beginner
... porém não existe mais nada).

O Layer Preview do Geoserver está a mostrar-te esse tema?

Sim. Com a reprojeção para WGS84.

Como está a
> ser declarado o tema no código do Geoserver? Procura pelas variáveis
> tiled e untiled.

Não percebo a tua questão. Não encontrei nada sobre tiled e untiled nas
caracteristicas da layer. Devo procurar em outro local ?

> Para fazer debug o Firebug é bastante bom, na minha opinião.

Eu uso o firebug porém ... não sei o q devo procurar quandos as coisas não
funcionam.
Tens alguns conselhos sobre como perceber quais os problemas quando algo não
funciona numa aplicação que mexe com 3/4 tiers (geoext - openlayers -
geoserver - postgis) ?
Alguns conselhos sobre como devo estudar, aprender ?

Muitissimo obrigado pela ajuda que me estão todos a dar,

João

> Boa sorte,

> [...]

"We are all linked by a fabric of unseen connections. This fabric is
constantly changing and evolving. This field is directly structured and
influenced by our behavior and by our understanding."
—David Bohm, quantum physicist, 1917–1992