Re: [Portugal] pedido WFS não mostra os dados

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Tue Apr 27 14:43:34 EDT 2010

Olá João,

Estás um bocadinho à nora :) é natural também já passei por ai, tens
de tentar ir devagar e não deseperes. Vê os meus comentários em baixo.

> Não sei sobre a necessidade do XML schema. Vi como parametro em alguns
> tutoriais e testei com e sem. Não altera. Continua a não funcionar.

Para já ignora isto e não incluas essa opção.

> SIm, os dados não estão em WGS84, estão em GCS_Datum_Lisboa_Hayford.
> Porém como eu não vi a opção desse SRS no GeoServer "forcei" uma
> reprojection para EPSG:4326 (WGS84).

Isto é problemático, o Geoserver não consegue fazer uma reprojecção
sem saber exactamento quais são os dois sistemas de coordenadas. Em
princípio esse é o EPSG 20790, convém declarares o tema dessa forma e
não forçar qualquer projecção.

> Sim. Com a reprojeção para WGS84.

Pois...não devia. O Layer Preview apresenta as features em formato
WMS, portanto não pode haver reprojecção do lado do cliente. Tenho
quase a certeza que tens o tema mal definido no Geoserver.

> Não percebo a tua questão. Não encontrei nada sobre tiled e untiled nas
> caracteristicas da layer. Devo procurar em outro local ?

O que sugeri foi que chamasses a página do layer preview e que depois
abrisses o código (no Firefox botão direito do rato e "View Page
Source"). Ai verás declarados dois temas WMS, um chamado tiled e outro
untiled, a partir deles não será complicado criar um tema WFS.

> Tens alguns conselhos sobre como perceber quais os problemas quando algo não
> funciona numa aplicação que mexe com 3/4 tiers (geoext - openlayers -
> geoserver - postgis) ?

Como disse no início tens de ir aos poucos, se consegues ver o tema no
layer preview então sabes que o Geoserver e o Postgis estão a falar um
com o outro. A seguir podes partir para o openlayers com um mapa
simples e WFS. Quando estiver esta parte podes então passar ao geoext.

> Alguns conselhos sobre como devo estudar, aprender ?

Os exemplos do geoext são poucos mas muito bons, aprendi muito daí. O
Workshop que houve no último SASIG foi também muito bom, podes aceder
a uma versão online em inglês aqui:

http://workshops.opengeo.org/openlayers-intro/

Na maioria das vezes as mensagens que o Firebug apanha nas excepções
são relevantes. Claro que há situações em que essa informação não
chega; num caso destes a lista de utilizadores do open-layers costuma
ajudar.

Boa sorte,

Luís