Re: [Portugal] pedido WFS não mostra os dados

Jonas Blasques tilakapash at gmail.com
Wed Apr 28 12:48:41 EDT 2010

> Pois...não devia. O Layer Preview apresenta as features em formato
> WMS, portanto não pode haver reprojecção do lado do cliente. Tenho
> quase a certeza que tens o tema mal definido no Geoserver.

Já reinstalei os temas no Geoserver com o CRS correcto 20790.

Eram 3 layers:

1 - Não consegui transformar um shapefile em tabela POSTGIS (via o plugin
Postgis shapefile loader - deu erro "Shapefile import failed.") logo fiz o
upload para dentro do Geoserver via a própria Shapefile.

 2 - Uma outra shapefile consegui transformar em POSTGIS mas quando fiz o
import para o Geoserver não me identificou native SRS e quando fiz o preview
disse-me que havia conflictos de SRS.  Logo meti para

3 - Uma 3º, fiz o import para o Geoserver e ele automaticamente me
identificou o native SRS (estranho pois o ficheiro .prj é exactamente igual
para a layer cujo Geoserver identificou o SRS e para aquela que não
identificou).

O que sugeri foi que chamasses a página do layer preview e que depois
> abrisses o código (no Firefox botão direito do rato e "View Page
> Source"). Ai verás declarados dois temas WMS, um chamado tiled e outro
> untiled, a partir deles não será complicado criar um tema WFS.

O que queres dizer com criar um tema WFS a partir dos 2 temas WMS ?

> não
>
> Como disse no início tens de ir aos poucos, se consegues ver o tema no
> layer preview então sabes que o Geoserver e o Postgis estão a falar um
> com o outro. A seguir podes partir para o openlayers com um mapa
> simples e WFS.

Não consigo o WFS. Tenho fartado de tentar. Vou voltar a tentar (... até
conseguir :)

Abraço, Jonas

Quando estiver esta parte podes então passar ao geoext.

> Os exemplos do geoext são poucos mas muito bons, aprendi muito daí. O
> Workshop que houve no último SASIG foi também muito bom, podes aceder
> a uma versão online em inglês aqui:
>
> http://workshops.opengeo.org/openlayers-intro/
>
> Na maioria das vezes as mensagens que o Firebug apanha nas excepções
> são relevantes. Claro que há situações em que essa informação não
> chega; num caso destes a lista de utilizadores do open-layers costuma
> ajudar.
>
> Boa sorte,
>
> Luís

"Ajude um pouco ... já é muito"
Projecto SOSIndia http://sosindia.net

Shoot for the moon,
even if you miss it
you will land among the stars.
- Unknown

What if for a moment, as an experiment,
you drop every belief that you have?
- Unknown

"We are all linked by a fabric of unseen connections. This fabric is
constantly changing and evolving. This field is directly structured and
influenced by our behavior and by our understanding."
—David Bohm, quantum physicist, 1917–1992