Re: [Portugal] pedido WFS não mostra os dados

Gabriel Nolasco nolasco_gabriel at yahoo.com.br
Tue Apr 27 18:04:30 EDT 2010

Olá João,

Não encontro qualquer problema no teu código (não percebo o porquê de o Luís o considerar pouco convencional, por exemplo: http://openlayers.org/dev/examples/wfs-protocol-transactions.html; quanto à opção schema, aconselho a ver a especificação do WFS).
Pelo que vejo, o featureType que estás a pedir ao Geoserver é o mesmo que utilizaste no exercício do feature store, certo?
Se for, e olhando para o GML que tinhas enviado nessa mensagem, posso-te dizer que de facto os teus dados não estão em WGS84. Vê com atenção:  são coordenadas métricas e não em graus.
Explora as SRS do Geoserver com atenção, essas definições de coordenadas já devem vir de base na instalação. Não sei como carregaste esses dados no PostgreSQL, também tens que ter isso em atenção.
Eu percebo o fascínio de pegar no OpenLayers e no ExtJs e ver logo os mapas a aparecer, mas isso é começar a casa pelo telhado…
O conselho que te dou é conhecer bem os standards:
http://www.opengeospatial.org/standards
Não quer dizer que tenhas que ler as especificações de ponta a ponta, mas dá uma olhadela e começa por fazer os pedidos apenas num browser escrevendo as urls com os parâmetros de invocação dos serviços.
Quanto te sentires à vontade com os conceitos pega no OpenLayers, sem preocupações estéticas, e explora bem a biblioteca. Só depois é que juntas tudo num belo mapa com as fantásticas componentes gráficas do GeoExt
E acima de tudo, resiste às dificuldades iniciais e continua a enviar as tuas dúvidas!

Cumprimentos,
Gabriel Nolasco