[Portugal] Re: Disponível o manual de QGI S 1.6

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Wed Dec 15 06:58:50 EST 2010

On 15-12-2010 09:25, Jose Gonçalves wrote:
> Olá
>
>     Imodéstia à parte, eu conheço bem esta questão dos formatos e
>     tipos de dados em que eles são difundidos.
>

> Não tenho a mínima dúvida, nem eu escrevi o e-mail anterior com
> qualquer fim "didático". Foi só porque me pareceu ficar essa ideia de
> separação de conceito pelo tipo de dados.

Desculpa, acabou por ser pedande mas já era muito tarde e não apeteceu
estar a elaborar mais sobre 1, 2, 4 ou 8 bytes.
Mas eu não tenho nada contra mails didáticos, bem pelo contrário e este
puxa um tema que é importante e tem sido fonte de muitos erros.
Curiosamente, já antes do geotiff, o GMT tinha introduzido estes
conceitos cahamando-lhe "grid registration" e "pixel registration"

http://gmt.soest.hawaii.edu/gmt/doc/gmt/html/GMT_Docs/node185.html

Sendo eu também da "escola Surfer" durante muitos anos nem sequer me
passava pela cabeça usar outra coisa que não "grid registration" para
grelhas. Contudo, quando olhamos ao que se passa no GDAL vemos que há
pessoas para quém tudo é "pixel registration". À conta disto houve
vários bugs no GDAL na conversão de formatos que durarm anos.
Um exemplo de como a mistura destes dois modelos podem confundir as
pessoas é este. Imaginemos que no Surfer calculamos uma grelha global
([0 360] x [-90 90]) com um passo de malha de 2 gráus. Se perguntarmos
os seu limites ao Surfer ele afixará

[0 360] x [-90 90]

se fizermos os mesmo com o GADL (com a mesma grelha claro), ele dirá

[-1 361] x [-91 91]

O argumento do GDAL é o de que o seu modelo é "pixel" portanto todos os
utilizadores devem estar cientes disso. Certo, é um argumento válido.
Uma outra perspectiva, igualmente defensável, é que o resultado está
pura e simplesmente errado.
Aqui volto a fazer propaganda ao "meu" GMT onde ambos os modelos são
respeitados e tem ferramentas para passar de um a outro. Aliás, as
grelha netCDF produzidas por ele têm internamente uma codificação para
distinguir/permitir entre os dois modelos. Claro que no meu exemplo
anterior o GMT dará a resposta que se espera, ou seja que a Terra não
inchou.

Os SRTM passaram de facto de grid para pixel, o que por um lado implica
que as grelhas foram reinterpoladas e por outro a minha má língua me
leva a pensar que isso foi feito porque muitos softs não sabiam
distinguir entre um e outro e quando colavam os azuleijos (tiles) lado a
lado faziam o error de não remover a linha em comum (que aliàs nem
sempre era exactamente igual entre os dois).

Joaquim